domingo, 17 de abril de 2011

Ulver - Nattens Madrigal – Aatte Hymne til Ulven i Manden


Ulver - Nattens Madrigal – Aatte Hymne til Ulven i Manden
Century Black - 1997 - Noruega




Um dos álbuns mais podres do black metal (no bom sentido), cujas guitarras realmente parecem abelhas, um verdadeiro enxame para dar uma ideia melhor. Acreditem, esses caras superam o Dark Throne no quesito sujeira no som. A gravação é bem tosca, não tem peso, deixando o som meio agudo. Mas estranhamente tudo soa muito interessante e gostoso de ouvir (fãs de coisas bem gravadas na certa protestarão). Esqueçam teclados, trechos bem trabalhados e andamentos lentos. Trata-se aqui do mais puro e odioso black metal na sua forma mais brutal.
A faixa de abertura – “Hymn I - Wolf And Fear” – é a que chama mais atenção no álbum, estando o tempo todo na velocidade da luz (exceto em um espaço para momento acústico no meio da música que, embora eu não seja fã, reconheço que ficou um belíssimo trabalho), e trazendo consigo um riff melódico, criativo e rico.
Se bem que todo o resto do play é composto por músicas velozes, com a bateria mandando bronca no blast beat, direta e reta, praticamente sem viradas nem mudanças de andamento. O vocal é aquela coisa bem raízes mesmo, berrado como se fosse um maníaco sendo torturado.
Outro fato peculiar em “Nattens Madrigal” são os títulos das músicas, todos relacionados a lobos, ou melhor, à licantropia (Ulver quer dizer “lobos” em norueguês).
A resenha é curta e grossa: esse do Ulver é para os “true” mesmo! Excelente!

3 comentários: