terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Are You God? – O EP Espelho de Carne

Are You God? – O EP Espelho de Carne
2=2=5 Records – 2002 – Brasil

Eis uma das mais exóticas e brilhantes bandas de grind nacionais. Não sei nem se estão na ativa, mas na época do lançamento desse EP, foram festejados pelos fãs de música extrema. E, guardadas as devidas proporções de quando chegou ao mercado, poucas vezes se viu tanta garra, honestidade e criatividade em um disco brasileiro de barulho.
As faixas são entremeadas por trechos de diálogos de um filme não identificado no disco. Bom, e o grind do pessoal se mistura outros estilos, como hardcore e death metal. O resultado é excelente e realmente cheio de qualidade.
Mudanças de ritmo constantes e ótimas estruturas das composições tornam o material impossível de ser enjoativo. Não estou brincando, o EP é digno de um dos mais espetaculares do planeta!
Destaque para “plano furado III (le bal masqué)”, que instala o caos com um começo violentíssimo. Mas que fique claro que todas as composições são bastante brutais.
A produção é boa, considerando as condições da época, com o peso caprichado das guitarras e baixo, além da pele de caixa da bateria ser bastante esticada e chegar mesmo a remeter a um timbre meio industrial.
Fatos curiosos desse EP: embora constem cinco faixas, a primeira, que é somente um dos citados diálogos, não está creditada. E falando na parte gráfica, essa é outra bizarrice muito legal: para começar, o envelope é de um material diferente, um papel de aspecto diferente, com partes em relevo. Olhando de repente, parece até aveludado. Entretanto, nele é meio difícil observar as ilustrações da capa e contracapa, por serem escuras demais.
Mas voltando ao encarte em si: é uma folha de papel vegetal onde constam os títulos em português e letras em inglês. E além das informações técnicas e letras “normais”, existem também as letras em inglês “aportuguesadas”. Sim, os caras fizeram uma “embromation” e escreveram na nossa língua como é cantado em inglês. Muito engraçado.
Quem tem esse play é uma pessoa feliz. Essencial para quem curte bandas variadas, como Cannibal Corpse, Extreme Noise Terror e Napalm Death. Uma pena a duração ser de apenas catorze minutos.

NOTA 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário