sábado, 23 de abril de 2011

Expurgo – Burial Ground

Expurgo – Burial Ground
Black Hole Productions – 2010 – Brasil



                Mais uma maldade da Black Hole Productions. Logo de cara, o que chama atenção é o encarte do CD, com uma arte fantástica, uma capa muitíssimo bem trabalhada, enfim, um encarte bem caprichado e profissional. Já deixou uma ótima impressão inicial.
                E ao dar play no disco, ela continua em alta. Os mineiros arrebentam com um excelente grindcore que consegue ser ao mesmo tempo tradicional e novo, trabalhado. Bebem nas melhores fontes – Brutal Truth, Nasum, Terrorizer e Napalm Death, entre outras - para dar uma noção desse pesadelo aqui. Destilam 29 pedradas em quase 40 minutos. Uma tarefa difícil inclusive é destacar uma ou outra música. São todas infernais.
                Quanto aos músicos, todos estão acima da média, valendo citar os vocais alternados de Egon e Philipe, que também é guitarrista.
                As letras da Expurgo são aquelas típicas do estilo: protestos contra injustiças político-sociais, mas com uma leve puxada para o gore (confira “Purging the Phlegm”). Quase todas são cantadas em inglês. As exceções são “Sofrer em Paz”, “Não (part I)” e “Não (Part II)”, em português, sendo essas duas últimas limitadas ao próprio título, mostrando que a banda também tem seu lado bem humorado, assim como “Regurfecontovoremintoegues”. Aliás, essa é um mistério. Que língua seria?
A gravação também é excepcional, permitindo ao ouvinte distinguir claramente todos os instrumentos. E o mais interessante é que esse som cristalino é paradoxalmente sujo e pesado, criando um clima perfeito para o tipo de música que esses caras fazem. O único senão ocorre quando a bateria está no blast beat: a caixa praticamente some na audição. Mas é um detalhe que não chega a comprometer o trabalho da Expurgo.
Esses caras acertaram a mão em “Burial Ground”, o full-lenght de estréia. Estou para dizer que são uma promessa do grind nacional. E em breve, uma entrevista com esse pessoal!

NOTA 8,5

3 comentários:

  1. Sei não... acho que eles curtem um Iron Maiden, olha essa referência: http://4.bp.blogspot.com/-xu6WzP0eJhY/TZPMPVomsuI/AAAAAAAAAUA/Ye908faK_qs/s1600/BRAVE_NEW_WORLD_full.jpg

    hOhOhOHO

    ResponderExcluir
  2. Fodão. Obrigado pelo review. Keep it rotten.

    Bruno Rachacuca.

    ResponderExcluir