quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Encéfalo – Slave of Pain


Encéfalo – Slave of Pain
Independente – 2012 – Brasil


No ano em que o grupo cearense completa uma década de existência, uma celebração muito justa e em alto nível: a Encéfalo aparece com este disco lotado de Thrash/Death Metal bem tradicional, mas visceral e de primeiríssima.
Dois músicos roubam a cena já no início: o habilidoso baterista Rodrigo Falconieri e o baixista Augusto Filho. O primeiro demonstra criatividade e uma pegada firme, e segura tudo lá atrás. O segundo... bom... dê uma sacada em “All The Hate in My Soul”, perto do final, para ouvir um bom trabalho das quatro cordas. Outro exemplo: o comecinho da faixa seguinte – “Emptiness Brain”. O cara é bom ou não é?
Mas o elogio, ao longo do álbum, deve ser igualmente compartilhado para todos os integrantes: Lailton Sousa e Álex Maramaldo, também vocalista, comandam as guitarras como mestres. A rifferama é caprichada, assim como os solos.
E o gogó do cantor tem uma potência invejável, diga-se de passagem: consegue ser bastante gutural e obscuro, mas, ao mesmo tempo, inteligível.
As composições são diversificadas, sem deixar de ser extremas (jamais!). Os bons arranjos permitem que o ouvinte escute o play inteirinho – cinquenta minutos – sem perceber o tempo passar. As variações ritmicas deixam as músicas dinâmicas e, portanto, não caem na mesmice.
As passagens velozes existem às toneladas, enquanto as cadenciadas empolgam pelo peso aniquilador das cordas, aliadas aos bumbos duplos de Falconieri.
A gravação deixou uma sonoridade que remete consideravelmente ao velho Thrash/Death. Ficou aquela coisa bem ‘old school’ do final dos anos 80/começo dos 90. E, para o somzão desses caras, caiu muito bem!
A capa e o encarte também ficaram profissionais, como um grupo de respeito deve apresentar. A Encéfalo lança seu ‘debut’ com ares de banda grande e faz de “Slave of Pain” um álbum afiadíssimo. Esse é pra headbanger nenhum botar defeito!

NOTA 8,5

2 comentários:

  1. Essa banda sem sombra de duvidas ira alcançar o sucesso rapidamente, o som é muito foda é destruição total Parabéns.

    ResponderExcluir