sábado, 8 de setembro de 2012

DVD Paradise Lost – Draconian Times MMXI


DVD Paradise Lost – Draconian Times MMXI
Century Media Records/Shinigami Records – 2011/2012 – Inglaterra


Quem não conhece Paradise Lost, um dos pioneiros do Death/Doom Metal (embora eles não estejam nessa pegada há tempos)? Em sua discografia, um clássico absoluto, celebrado com esse lançamento nacional, pela Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br): “Draconian Times”. Ainda me lembro da época do lançamento do disco na Rock Brigade...
O material, muito chique, é composto por dois DVDs e um CD (áudio da apresentação, com quatro músicas a menos), além de um livreto gordo, abarrotado de informações sobre álbum em questão. Um show!
E falando em show, tratemos da apresentação do DVD 1 (com opção de áudio estéreo ou dolby surround 5.1), ocorrida em Londres, em 2011. Com imagens e sons perfeitos (e uma iluminação excelente), o negócio enche os olhos e ouvidos. Nem seria preciso dizer, mas o disco “Draconian Times” é executado na íntegra e claro, empolga o público fiel, que responde ao agito dos integrantes da banda. Sim, a performance do grupo é muito boa e transpira paixão pelo que faz.
Complicado destacar algumas faixas, mas a platéia parece reagir muito bem em “The Last Time”, por exemplo. Gritam o refrão junto com o carismático Nick Holmes e tornam o vídeo ainda mais belo.
Bom dizer que, após a execução de todas as canções do álbum homenageado, a Paradise Lost toca ainda outros de seus sucessos, como “Faith Divides Us, Death Unites Us”, “One Second”, “Rise Of Denial” (fantástica) e “As I Die”, que fecha o show. Enfim, primeiro DVD é maravilhoso, sem nenhuma ressalva!
                A segunda parte conta com vários outros atrativos, sem surpreendentemente haver imagens amadoras de shows antigos da banda. Isso é quase “oficial” em um DVD assim. Mas vamos ao que tem, certo?
                Existem imagens do cotidiano do grupo durante a turnê comemorativa de “Draconian Times”, mesclando ensaios e apresentações, basicamente. Para fãs mesmo!
Na sequência, uma entrevista com o conjunto contando como foi a gravação do álbum. Tudo com legendas em português.
                Depois, uma rápida série de depoimentos com fãs comentando sobre como o disco faz parte de suas vidas. Interessante, valeria até um tempo maior do que quatro minutos com mais boas histórias.
                Por último, existem os clipes de “Faith Divides Us, Death Unites Us” e “Rise of Denial”.
                Sem dúvidas que é tudo válido nesse DVD, mas, por se tratar de uma comemoração tão importante, poderia haver mais atrativos aqui, como as citadas imagens amadoras de antigos shows, por exemplo. De repente, alguns “easter eggs” também, mas enfim...
                De qualquer maneira, lógico, a celebração de “Draconian Times” está fantástica e realmente digna do álbum. É adquirir e apreciar os reis do Gothic Metal mandando muito, muito bem!

NOTA 9,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário