sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Nostalgia...

Nesse clima de bons tempos e em homenagem à vinda da banda ao Brasil, uma republicação, deste que figura no top 3 do humilde responsável pelo blog. Que venha novembro!


Brutal Truth – Extreme Conditions Demand Extreme Responses
Earache Records – 1992 (Estados Unidos)


Formação: Kevin Sharp – vocal
      Brent McCarthy – guitarra
      Dan Lilker – baixo

                      Scott Lewis - bateria
               A Earache é realmente um verdadeiro ninho de clássicos em se tratando de música extrema. O Brutal Truth não fica atrás no que diz respeito ao impressionante grindcore. Tendo entre os integrantes o carismático baixista Danny Lilker, que já tocou (ou toca) em bandas como Nuclear Assault, S.O.D. e Anthrax, o conjunto faz um dos mais empolgantes álbuns da face da Terra. Após uma breve introdução com sons industriais, ouve-se a machadada inicial de “Birth of Ignorance”, tamanho o peso da entrada. E no desenvolvimento da música, o massacre só piora. Quando Kevin Sharp começa a urrar, é o fim, ou o começo de tudo o que é maravilhoso em som extremo: os citados vocais berrados, a brutalidade da guitarra, a distorção absurda do baixo e claro, uma das maiores características do grind, a velocidade insana da bateria.
E mais uma vez é ela o destaque do disco: a partir de “Stench of Profit”, o baterista Scott Lewis introduz seus blast beats. Só que o cara é tão rápido, mas tão rápido que o som chega a embolar durante essas metralhadoras. Espetacular.
No geral, essa competente banda não deixa o andamento brutal das músicas cair, sendo que até em músicas lentas como “Time” não perdem força e são equilibradas pelo peso absurdo da guitarra. E quando se espera que a próxima faixa irá manter andamento parecido, eis a surpresa após a breve introdução de “Walking Corpse”, quando a música se inicia de forma mortífera, outra bala de canhão na cara do ouvinte. E não tem jeito, “Extreme Conditions...” se mantém brutal (truth) até o final, com inúmeros destaques, mas que aqui vale relatar a maravilhosa “Anti-Homophobe” e sua estrutura que mescla andamentos diferentes, sendo em sua maioria com velocidade extrema, claro.
Curiosidade à parte, o clipe da música “Collateral Damage” entrou para o “Guinness World Records” em 2001 como o mais curto já produzido, com menos de 5 segundos de duração (logo abaixo). Posteriormente perdeu a posição para o impagável clipe de “You Suffer...”, do Napalm Death.
E outra ótima notícia é que em 2010 o álbum foi remasterizado e relançado com várias músicas bônus acompanhadas por 3 vídeos. Outro item imprescindível na coleção de qualquer fã de música pesada, “Extreme Conditions Demand Extreme Responses” foi considerada pela conceituada revista “Terrorizer” como o álbum número 1 do grindcore americano. Precisa de mais recomendações?
NOTA 11




Nenhum comentário:

Postar um comentário