sexta-feira, 2 de maio de 2014

Apoteom – Alienation
MS Metal Press - 2013 – Brasil



Você olha a bela capa e o encarte, bastante caprichados, com layout refinado, enfim, e alimenta expectativas à altura da parte gráfica. Ao dar o play, percebe que o som desse pessoal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, toca Metal que transita pelo Thrash (o mais marcante), o Heavy e até, lá e cá, pelo Death Metal.
As músicas são pesadas e agressivas, com diversas mudanças de andamento e ‘groovie’ para dar e vender. Mostram que potencial não falta no ‘debut’.
Se alguém pensa que o vocal de Pedro Ferreira (também guitarrista) vai pro gutural ou berrado, engana-se: o sujeito manda ver em sua voz limpa, porém áspera, potente e com um timbre bacana.
Parece que tudo acabará bem, né? Parece... com um investimento na mencionada parte gráfica e no poderio das composições, por que diabos também não pegaram firme em um dos mais importantes aspectos, a gravação?
Estou torcendo para que tenha sido algum problema unicamente no CD que recebi. Afinal, parece um registro amador, retirado de alguma antiga fita cassete lá do início da década de noventa, com sérios problemas na sonoridade da bateria (o bumbo é lamentável) e das cordas, especialmente nos riffs mais distorcidos. Apenas a voz se salvou aqui. E sim, isso fez com que a nota baixasse consideravelmente.
Como deixaram acontecer? Um negócio bem abafado, ‘clipado’, enfim, um fiasco. Esse fator colocou tudo a perder, sério. Desperdício de talento.
Repito: torço para que o problema tenha sido somente na minha cópia do material. Se sim, podem desconsiderar tudo o que foi relatado sobre a gravação e o aumento da nota será substancial. Mas se todos estão assim... puxa, nem quero pensar.
Que a banda tem futuro, não há dúvida. Mas falta um tratamento profissional no próximo registro.

Nota 6,5
https://www.facebook.com/pages/Apoteom/268455893272350
http://apoteom.com/
https://soundcloud.com/apoteom
http://tnb.art.br/rede/apoteom

https://www.youtube.com/user/Apoteom?feature=watch

Nenhum comentário:

Postar um comentário