terça-feira, 13 de março de 2012

Lothlöryen – Raving Souls Society

Lothlöryen – Raving Souls Society
Shinigami Records – 2012 – Brasil

É difícil de definir (não que seja obrigação, mas facilita a identificação do ouvinte, né?), mas basicamente o som da Lothlöryen é um Heavy Metal com muitas influências Prog, Folk e outros elementos meio épicos/medievais. E com toda essa riqueza, não tinha como o trabalho ser ruim. Muito pelo contrário, esses caras são altamente competentes e criam arranjos bastante técnicos e pesados.
A coisa já começa com a simpática “First Raving Steps”, mas ganha força mesmo na segunda faixa – “Face Your Insanity” – marcada por bumbos quebrados e riffs acompanhando suas batidas. Isso gera um efeito demolidor para o ouvinte! Só que a mais empolgante e completa é “Temples of Sand”, um petardo ao mesmo tempo agressivo e belo, com um grande solo. Mas é bom citar a seguinte – “A Tale of Lunacy” - numa pegada mais tradicional.
O vocal de Daniel Felipe é bastante equilibrado e versátil. Seu canto impressiona ao fazer praticamente os principais estilos de voz – melódica, “normal”, gutural e rasgado. E ele explora muito bem esse “recurso”. Um encaixe praticamente perfeito.
Em termos de guitarras, não tem pra ninguém com a dupla Tim Alan e Leko Soares, músicos habilidosos e extremamente criativos. Dão um show! O baixo de Marcelo Godde também está lá e, embora de forma discreta, o cara forma uma bela cozinha com o baterista Marcelo Benelli.
Já o teclado/sintetizador de Leo Godde é incrível e trabalha de uma forma que realmente acrescenta profundidade à música. Não se trata de exageros que atrapalham, como acontece com muita banda por aí. Não. Nas canções da Lothlöryen, o instrumento é utilizado de maneira fantástica e certamente é um dos destaques do conjunto.
As músicas são bastante diversificadas, mostrando que o grupo é eclético (dentro do estilo, obviamente) e entende de como fazer algo sem soar repetitivo ou cansativo. Ajuda também a excelente gravação do ‘full length’, cristalina.
O sexteto dá uma aula de Heavy/Folk e se mostra um dos melhores grupos brasileiros (o melhor?) nesses gêneros. Originais, intensos e poderosos, esse pessoal, que abandonou o “espírito J. R. Tolkien” dos discos anteriores, abre novos e promissores horizontes por meio de sua música. Grande lançamento da Shinigami Records (http://www.shinigamirecords.com.br/).

NOTA 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário