quinta-feira, 20 de junho de 2013

Amorphis – Circle

Amorphis – Circle
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 – Finlândia


É até complicado falar de um novo disco da Amorphis, pois os finlandeses são sempre elogios. E o novo material, como já seria de se esperar, segue nesse ritmo. Bom, quem conhece esse pessoal sabe da dificuldade que é definir o seu som, que aparentemente segue num Progressive/Death Metal. Mas é muito mais abrangente. Bem, e novamente a Laser Company (www.lasermusicrock.com.br) trouxe o lançamento para o Brasil. Imperdível!
“Circle” apresenta mais do mesmo. Calma, no caso do sexteto, isso é realmente algo valioso, já que a qualidade à qual nos acostumamos a escutar permanece a mesma.
Abrindo o disco, a excelente e marcante “Shades of Gray” começa com os urros do carismático Tomi Joutsen e se desenvolve de maneira soberba até seu final. Agressiva e bela, característica da banda.
A próxima, “Mission”, tem uma veia mais melódica, mas não deixa de ser bem executada. Afinal, é Amorphis, e não qualquer grupo. Já “The Wanderer” conta com um refrão que empesteia (no bom sentido) a cabeça, com o vocal limpo do cantor.
Outra de destaque é a pesada “Hopeless Days” que, mesmo com toques quase acústicos, empolga por sua grandiosidade. E a seguinte, “Nightbird's Song”, mantem o nível lá em cima.
A levada cadenciada e a melancolia são outras marcas do sexteto: são arranjos profundos que te levam a um mundo interior no qual a ordem é bater cabeça com sentimento. Não parece fazer sentido, né? Bom, escute e certamente entenderá.
Dois bons lembretes: a versão nacional traz a surpreendente e veloz bônus “Dead Man's Dream”, um petardo de primeira linha. E junto com o material vem um DVD com o making of do álbum (uma hora de registro!), o clipe de “Nightbird's Song” e uma galeria de fotos.
Sobre o DVD, vale mencionar a fotografia e textura maravilhosas das imagens, e também a “participação” de uma brasileira, chamada Amanda, perguntando sobre o processo de composição, num “jogo” de pergunta e resposta feito por fãs. E fica a dica: assistam à cena que aparece depois dos créditos, é divertidinha!
Capa: sem comentários! Produção? Já basta dizer que foi gravado por um “certo” Peter Tägtgren.
É, não tem mesmo graça falar da Amorphis. “Circle” é mais um baita trabalho na consagrada discografia do conjunto. As perguntas são: será ainda existem níveis para os quais a banda pode subir? É possível superar-se mais uma vez?

Nota 9,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário