sexta-feira, 28 de junho de 2013

DVD Unearthly – Baptizing the East in Blood – Live at Voronezh - Russia

DVD Unearthly – Baptizing the East in Blood – Live at Voronezh - Russia
Shinigami Records – 2013 - Brasil


O aguardado DVD finalmente saiu! E saiu via Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br). É simplesmente um moedor de pescoços! O artefato vem com um livreto simples, mas agradável aos olhos, contando com fotos e informações técnicas. Cumpriu bem seu papel.
A animação inicial, que leva ao menu do DVD, já é um charme. As primeiras impressões são muito boas! Por sua vez, o menu apresenta uma opção interessante entre assistir somente ao show, ou entermeado por trechos do documentário (ou ver somente o documentário na íntegra). Além disso, existe a opção de legendas em português, em todos os momentos, ou seja, é possível acompanhar até as letras das composições na nossa língua. Tá aí uma boa sacada do disco!
Já em relação à apresentação, a edição é bem tradicional, sem frescura mesmo. O palco pequeno ajudou no calor da apresentação, já que aproximou público e banda. As imagens estão granuladas, mas caíram bem com a estética da coisa toda. O som não poderia estar melhor (mesmo faltando “captar” um pouco mais do agito do público). Profissionalismo fala alto aqui!
E claro que o show não decepcionaria, com uma performance memorável dos ‘brazilian devils’: fúria, energia e ódio são transmitidos por cada um dos integrantes – Eregion (vocal/guitarra), M Mictian (baixo), Vinnie Tyr (guitarra) e B. Drumond -, este último, uma máquina na arte de fazer ‘blast beats’.
Impressiona o fato de a banda executar com tanta perfeição o set. Não tem nada fora do lugar!
Após o início do inferno, a constatação de que a apresentação não é “contínua”, mas entrecortada por fades entre cada música, o que causa certo estranhamento, mas não tira o brilho do registro.
Entre tanta coisa boa executada, é interessante destacar “Baptizing in Blood”, uma obra prima que já se tornou um hino dos cariocas. Já o início de “Flagellum” arrepia com o retorno da platéia. E a batida marcial na introdução põe tudo abaixo, seguida de pura agressão sonora.
O cover da Sarcófago, “Orgy of Flies”, também roubou a cena e agradou os presentes no evento.
E a ousadia do quarteto fica mais evidente na faixa “Black Sun”, em que, no seu final, há uma batida bem brasileira, algo próximo do baião, para ser mais exato. Nesse ponto, são mostrados trechos de outros shows, no mesmo momento da música. Ou seja, eles “quebraram” a composição executada na Rússia e acrescentaram partes de outras apresentações no vídeo. Sob certa ótica, é uma tremenda homenagem ao nosso país, mostrando que o grupo tem orgulho de ser brasileiro; sob outra, pode distanciar o espectador e até mesmo chatear aquele mais exigente, que não gostaria de ver a música “interrompida” com essas “interferências”.
O documentário, que não chega a trinta minutos, conta um pouco das origens do conjunto, com destaque para Marcelo Mictian, tido pelos outros integrantes como o coração da Unearthly. Os depoimentos são entrecortados por imagens diversas da turnê dos caras pela Europa. Tudo bem enxuto, direto ao ponto!
A imagem da bandeira do Brasil no final é de arrepiar! Os caras levam o nome do país para todos os cantos do planeta!
Há também uma galeria de fotos animadas bem bacana e os videoclipes lançados pelo conjunto até o momento.
“Baptizing the East in Blood” é imperdível e desperta um sentimento de extremo orgulho de ser brasileiro. Unearthly, nunca pare de nos surpreender!

Nota 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário