sábado, 26 de maio de 2012

Entrevista - Francisco Arnozan

                O Rock/Metal, especialmente o extremo, é um estilo bastante incompreendido por quem não o curte e vice-versa. Muitas vezes, por radicalismo, as pessoas entram em conflito simplesmente por terem gostos musicais diferentes. Seria isso saudável em algum momento?
                Bem, e toda essa ladainha é óbvia, mas a discussão está sendo colocada aqui devido ao trabalho da pessoa entrevistada. Recentemente o produtor musical Francisco Arnozan criou versões de Metal extremo para duas canções de artistas populares. Seria apenas mais uma brincadeira que passaria batida, não fosse o fato de as canções serem espetaculares, com uma produção de cair o queixo.
                Além disso, o artista teve o cuidado de sincronizar suas composições com os vídeos originais dos cantores, o que gerou um efeito ainda mais divertido e criativo nas obras, que estão tendo um número significativo de acessos (confiram os vídeos abaixo). O produtor conversou com o Som Extremo e falou mais de suas criações.
                Curiosidade: por uma incrível coincidência, este, que aqui escreve, acabou conhecendo (e reprovando), por uma amiga do trabalho, a versão original de uma das músicas ONTEM, um dia antes desta publicação. A música dos outros artistas (é uma dupla), ainda desconheço e não faço questão de ir atrás.
                Resumo da ópera: o blog não tem esse tipo de preconceito e apoia iniciativas como essa, de fazer versões barulhentas de quaisquer que sejam os estilos musicais. Com a palavra, Francisco Arnozan, que já deixa bem claro: "não tenho raiva de estilo musical algum!! Se existem pessoas para gostar de tal musica, existem pessoas para não gostar também!! E você não precisa odiar ninguém por causa disso!!".








Som Extremo: Como surgiu a ideia de fazer essas versões tão extremas de artistas populares?

Francisco Arnozan: Tudo surgiu como brincadeira mesmo, em um encontro entre amigos. Um deles ficou fazendo graça, cantando músicas sertanejas com uma voz meio gutural, e ficava muito engraçado. Daí surgiu a ideia.


Som Extremo: De maneira bem simples, como é feito todo o processo?

Arnozan: Eu trabalho com áudio e produção musical já faz um tempo, então perguntei ao meu amigo Erick Z se ele estava afim de colocar voz gutural (ele é muito bom nisso) em uma música sertaneja, só de zoeira mesmo, se eu fizesse a parte instrumental. Ele topou na hora, e assim foi.


Som Extremo: O perfeccionismo no sincronismo entre as imagens e a música impressiona. Muito difícil conseguir essa ligação?

Arnozan: Difícil não é, porque já trabalho na área e tenho experiência. Faço coisas desse tipo praticamente todos os dias, mas não nego que é bem trabalhoso e que gasta um pouco do seu tempo.


Som Extremo: Os arranjos que você produz são extremamente ricos e criativos, além de bem gravados. Quais as bandas que mais o influenciam nessas versões?

Arnozan: Bandas de Metal extremo que gosto, mais especificamente Behemoth, Deicide, Dimmu Borgir, Meshuggah e Periphery!!


Som Extremo: Você já disponibilizou duas versões Death/Black Metal em cima de artistas populares. O que vem pela frente?


Arnozan: Não sei bem o que vem pela frente. As músicas foram escolhidas aleatoriamente, entre as que estão em alta ou já estiveram, em uma outra época. Também depende se a música fica legal em uma versão Metal (risos) e também de como vai estar o meu tempo.


Som Extremo: Já pensou em fazer versões de músicas de outros estilos, que não só sertanejo? Tipo um axé ou um pagode?

Arnozan: Sim, tenho vontade de fazer isso sim!!O difícil é fazer soar bem e engraçado (risos)!! Tenho vontade de fazer versões Metal de músicos como Victor e Leo (risos) ou até de clássicos como Chrystian e Ralf, mas é como eu disse aintes, tempo (risos)!! Os ritmos "latinos" super populares, como é o caso do pagode e do axé, são em sua maioria feitos em tons maiores e acabam caindo no clichê dos alegrinhos, ou melosos (risos). Lógico que não são todos, mas a maioria é assim. Acabo tendo uma certa preguiça com algumas músicas (risos)!!

Som Extremo: Já pensou em gravar um disco com esses materiais? Você acha que os artistas autorizariam essas versões?

Arnozan: Não pensei nisso. Na verdade, levo mais como uma brincadeira mesmo, nada muito sério!!


Som Extremo: Existe uma rivalidade muito grande entre fãs de Rock/Metal e pessoas que gostam de outros estilos. O que pensa a esse respeito?

Arnozan: Na verdade rola um preconceito de ambas as partes. Lógico que isso não é uma regra geral, vai depender das pessoas. No meu modo de pensar, existem músicas boas e músicas ruins em qualquer lugar, gosto musical é algo bem pessoal.


Som Extremo: Dentro disso, você já recebeu críticas por fazer esse tipo de trabalho?

Arnozan: Já sim (risos)!! Principalmente nos comentários do You Tube. A galera sertaneja fala que eu acabei com a música e galera Metal diz que isso não é Metal e que ficou uma merda (risos)!! Mas isso não é um problema, cada um tem o direito de achar o que quiser. Para mim, os vídeos ficaram bem engraçados, eu morro de rir quando vejo!!


Som Extremo: Mais alguma coisa que ache interessante dizer?

Arnozan: Bom, acho interessante acrescentar que a participação do Erick Z nas músicas foram cruciais para que elas soassem bem, afinal de contas, não é qualquer um por aí que tem uma voz brutal  como a dele (risos)!!!


Som Extremo: Agradeço a entrevista, Francisco. Por favor, deixe uma última mensagem.

Arnozan: Enfim, é uma brincadeira que gosto de fazer e que acabou tendo uma boa aceitação da galera, principalmente a galera Metal. Para mim é um prazer estar fazendo essa entrevista para o blog. Valeu demais.

2 comentários:

  1. Q coisa linda =D~
    Precisamos é de ferias do trabalho e dos estudos pra gente se divertir mais com isso!

    ResponderExcluir