sábado, 5 de maio de 2012

Astafix – End Ever


Astafix – End Ever
Independente – 2009 – Brasil

É clichê, mas aqui entra muito essa questão: preconceito. Para quem não sabe (duvido, mas enfim...), a Astafix é a já famosa banda do ex-guitarrista da CPM 22, Wally, mas em nada, nada mesmo, lembra seu antigo grupo.
Por alguma razão, o músico escolheu o lado mais underground da música e investiu no Thrash Metal contemporâneo, pesadíssimo e real. Que mudança! E essa vinda para “o lado negro da força” trouxe o ótimo “End Ever”, uma tremenda surpresa para a cena.
O quarteto que, além de Wally (aqui também vocalista), conta neste registro com Adriano Daga (bateria – hoje Thiago Caurio ocupa o posto), Ayka (baixo/vocal) e Paulo Schroeber (guitarra), entra de sola já com a melhor faixa do disco – “Red Streets”, com participação de Andreas Kisser (Sepultura). Que balaço!
Depois, é verdade que abandonam quase que totalmente a velocidade (que só retorna em “Desordem e Retrocesso”), mas o peso do material compensa, e como! Nesse sentido, conseguem soar realmente extremos, principalmente quando apoiados pelos bumbos duplos do baterista. E a desenvoltura das composições seguintes é de cair o queixo. O pessoal não só mostra que entende de técnica, mas também de criatividade. Basta ouvir os arranjos caprichados de cada uma das músicas. Para citar um exemplo: “The Havoc Clutch” é sensacional e agrega o que foi exposto neste parágrafo.
A gravação, ao mesmo tempo em que resultou em um disco brutal, também conseguiu deixá-lo meio limpo, um equilíbrio admiravelmente alcançado.
E outro capricho é o encarte, com uma capa muito bem feita, outra obra de Gustavo Sazes. Ao folheá-lo, o cuidado e a beleza de suas páginas saltam aos olhos. Já que foi mencionado o equilíbrio, o material impresso também fica bem dividido entre o branco, o cinza e o preto, culminando com um tom nobre e caótico ao mesmo tempo.
”End Ever”, um álbum que reforça a qualidade das bandas nacionais no Thrash moderno, gênero que vem ganhando bastante espaço por aqui. Porradaria garantida! Confiram a potência do conjunto nos clipes abaixo.

NOTA 8,5







Nenhum comentário:

Postar um comentário