segunda-feira, 21 de maio de 2012

Marduk - Serpent Sermon


Em mais uma fantástica colaboração, o grande Marcos Garcia nos brinda com uma resenhaça em primeiríssima mão do novo disco do Marduk!!! Dizer mais o quê? O álbum sai oficialmente no final deste mês, fiquem espertos!

Marduk - Serpent Sermon
Century Media Records - 2012 - Suécia





Constância versus Inovação é uma das maiores dicotomias existentes dentro do Metal como um todo há muito tempo, já que de um lado, bandas que geraram o paradigma da ausência de mudanças em sua forma de fazer música, criaram discos clássicos do estilo. Do outro, temos bandas que, a cada lançamento, souberam evoluir e fazer trabalhos cada vez mais fantásticos, capazes de arrancar aplausos até dos críticos mais sisudos, e também criaram discos clássicos, e outras, ainda nessa mesma vertente, se perderam em meio ao tiroteio, ou seja, as mudanças foram tantas e tão radicais que as mesmas perderam qualquer tipo de identidade sonora.
Equação difícil de ser equilibrada, digamos de passagem...
E ainda há aquelas que evoluem, mantendo suas raízes musicais intactas, e nos brindam com discos fantásticos, como é o caso do sueco Marduk, um dos nomes mais fortes e respeitados do Black Metal que, após três anos de espera, solta seu novo CD, chamado “Serpent Sermon”.
Desde que Legion saiu, muitos fãs torcem o nariz para o trabalho da banda, em uma mostra de radicalismo desnecessário, já que Mortuus sempre tem se mostrado um vocalista ao mesmo tempo agressivo e versátil, dando um sabor diferente ao som bruto da banda, sempre capitaneado pelo trabalho diferenciado de guitarras da parte de Morgan, um verdadeiro mestre em se fazer riffs fortes e ganchudos, daqueles que você ouve e não esquece mais, e isso tudo com a ótima cozinha rítmica de Devo e Lars, que se mostram ainda mais coesos e técnicos que no disco anterior.
Produzido pela própria banda, a sonoridade do disco é bem intensa e com doses de sujeira essenciais para o estilo, mas ao mesmo tempo sem obscurecer o conteúdo sonoro, deixando-o em um ponto em que se compreende cada instrumento e nuance do CD, mas bruto e intenso, dando a impressão que a banda é uma autêntica máquina de guerra.
Sonoramente falando, pouco mudou em relação aos discos anteriores em matéria de estilística, embora a agressividade esteja mais explícita, sejam nas pancadarias como “Serpent Sermon”; a curta “Messianic Pestilence”, com excelente vocalizações de Mortuus; a destruidora “Souls for Belial” (que tem vídeo oficial na internet), onde os riffs de Morgan estão afiadíssimos e cada vez mais grudentos, mesmos pontos fortes encontrados em “Hail Mary (Piss-soaked Genuflexion)”;  seja nas mais cadenciadas e aterrorizantes como “Temple of Decay”, com urros apavorantes, bateria muito bem encaixada e bases de guitarra de deixar muito guitarrista com o queixo caído, e “World of Blades”; seja naquelas em que a velocidade não chega a ser muito exagerada e há variações rítmica muito boas, como a absurda “M.A.M.M.O.N.”.
Realmente, falar em Marduk continua sendo falar em grande qualidade, e quem andava meio desiludido com a banda, acho bom dar uma boa ouvida no CD, especialmente porque existe um bônus na edição limitada, que é “Coram Satanae”.


Nota 10,0


Tracklist

01.  Serpent Sermon
02.  Messianic Pestilence
03.  Souls for Belial
04.  Into Second Death
05.  Temple of Decay
06.  Damnation's Gold
07.  Hail Mary (Piss-soaked Genuflexion)
08.  M.A.M.M.O.N.
09.  Gospel of the Worm
10.  World of Blades


Formação:
Mortuus  -  Vocais
Morgan Steinmeyer Håkansson – Guitarras
Devo – Baixo
Lars Broddesson – Bateria

2 comentários:

  1. Realmente muito bom esse novo cd do marduk, fazia tempos que eu não ouvia um cd de black metal tão bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza um dos melhores do marduk...clássico

      Excluir