domingo, 24 de abril de 2011

FILME - Enterrado Vivo (Buried)

Enterrado Vivo (Buried)
California Filmes - 2010 - Espanha / EUA / França


Dessa vez, a resenha estreante de um filme. Perturbador, tenso e principalmente, como está escrito em todas as outras críticas à obra, claustrofóbico. Imagine o desafio de fazer um filme que se passa TODO em um caixão, e mais nada. Sim. E para deixar isso atraente ao espectador, sem soar cansativo, já imaginou isso também? Pois “Enterrado Vivo” consegue tal feito, deixando sem ar quem o assiste.
O resumão da história é o seguinte: um caminhoneiro acorda dentro de uma caixa de madeira sem saber como foi parar lá. Passa o tempo todo tentando sobreviver, utilizando para isso um celular. Pronto, é isso. Simples e complexo. Pois a força da história está, como não poderia deixar de ser, nos diálogos telefônicos entre Paul Conroy (Ryan Reynolds), o enterrado, e seu chefe, sua família, o responsável por seu resgate e outras pessoas que causarão surpresas. É através das conversas que o espectador se situa. E a excelente interpretação de Reynolds dá muita veracidade à trama.
A coisa consegue piorar a cada momento, como se ficar preso em um cubículo já não fosse o suficiente. As situações vão gerando mais desconforto. Como se consegue piorar algo que já está angustiante? Assista ao filme. Cada chamada do celular que o personagem demora a atender, ou quando ele liga e espera (parece interminável) alguém responder causa enorme agonia.
Agora, é preciso avisar: quem for assistir deve abstrair alguns momentos um pouco forçados (tudo bem, o fato de ele estar enterrado e se comunicando em um celular já é meio forçado), além de certos furos no roteiro.
E para finalizar, há um nome bastante intrigante, dito em dois momentos do filme. Embora vital para o desfecho da obra, é um nome comum e aparentemente sem importância, mas deixou grande dúvida porque após os créditos finais, ele reaparece em uma curta cena. Esse talvez seja o maior mistério da obra. Qual será seu significado?
“Enterrado Vivo” divide opiniões. Enquanto alguns o adoram, outros o abominam. De qualquer forma, uma coisa é unânime: pode se preparar para muita indignação, pois o filme irá deixá-lo(a) inquieto(a).
NOTA 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário