quarta-feira, 6 de abril de 2011

Número 6 - Anthrax – Sound of White Noise

Anthrax – Sound of White Noise
Elektra Records – 1993 - EUA


Formação: John Bush - vocal
      Charlie Benante – bateria
      Frank Bello – baixo
      Dan Spitz – guitarra
      Scott Ian - guitarra

                Pode ser que fãs de música extrema estranhem esse álbum estar no meu Top 10, mas eu simplesmente o adoro. Outro fato curioso é que “Sound of White Noise” é o primeiro trabalho com John Bush cantando, substituindo o vocalista Joey Belladona, que por sua vez retornou ao posto há não muito tempo. Bem, e para finalizar a parte “polêmica” da coisa, uma verdade: não sei praticamente mais nada do Anthrax. Escutei somente esse. Assim sendo, reservo-me no direito de falar do disco desconhecendo quase toda a discografia da banda, o que pode garantir certa neutralidade já que não haverá comparações.
                Pois o álbum é muitíssimo empolgante e bem feito. Mas antes de entrar a fundo nas músicas, merece destaque o encarte do disco, bastante divertido e por que não, original e criativo. De um lado, fotos diversas (em uma delas, a banda) com a textura de uma tela de TV. Do outro, além das letras, existem outras fotos dos membros do conjunto em uma lanchonete, descontraídos, cada um com sua refeição. Isso já é um destaque por fugir dos clichês que as bandas de metal fazem ao posar para fotografias com expressões fechadas.
                E agora, o principal: a qualidade sonora. “Excepcional” poderia resumir tudo. O grupo faz um som calcado no thrash metal não veloz, rodeado de outras influências. E deu muito certo. Os solos são um show à parte, muito inteligentes, bem encaixados e curtos, como pede cada música. E falando em música, todas têm estruturas fenomenais, com ótimos arranjos, criativos. Enfim, destaques para o timbre do vocalista John Bush, excelente, e para o baterista Charlie Benante, cujas variações são discretas, mas se se prestar atenção, percebe-se o grande trabalho do músico.
                A última faixa (das primeiras prensagens, já que “Sound of White Noise” foi relançado com 4 músicas bônus anos depois), “This is not an Exit”, possui um dos mais cativantes riffs que já ouvi. Simples, pesado e certeiro. Uma linda música.
                Quanto às letras, falam de inimigos, ódio e rivalidade, mas de forma profunda e inteligente. Os cantos inclusives são muito bem encaixados nas músicas. Embora não saiba nada sobre a banda em geral, arrisco-me a dizer que é um dos melhores, senão o melhor álbum do Anthrax.

NOTA 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário