quinta-feira, 14 de abril de 2011

LIVRO - A Estrada da Noite

A Estrada da Noite - Joe Hill
2007 – Editora Sextante



O livro conta a história de Judas Coyne, um rock star que coleciona objetos macabros ligados à morte, como uma corda utilizada em um enforcamento, ou um livro de receitas para canibais, além de uma fita com imagens reais de assassinatos, entre outras coisas. Certo dia, ele, com a ajuda de seu assistente Danny Wooten, encontra em um leilão virtual um paletó pertencente a um suposto fantasma. Fascinado, o roqueiro o arremata, e a partir do recebimento de sua compra, percebe que o paletó traz consigo muito mais do que um cheiro de mofo.
Só isso já instiga qualquer leitor de um bom livro de suspense, não? Pois “A Estrada da Noite” é exatamente isso. Narrativa excepcional, realmente bem escrita e muito envolvente. As palavras escolhidas para contar a história dão bastante fluidez a ela, numa linguagem direta, sem rebuscamentos. Isso na certa (além é claro da história) é um dos motivos que torna a leitura tão cativante e prazerosa.
No início da aventura, um delicioso impacto: o primeiro contato com o fantasma é literalmente arrepiante, você enxerga claramente o cenário, tamanho o capricho na descrição da situação. De tirar o fôlego. E a tensão continua por quase toda a leitura.
Pena que tiveram ideia infeliz na hora da traduzir o título para o português (em inglês – “Heart-Shaped Box” – “Caixa em forma de coração”, literalmente), que já entrega um pouco do que haverá pela frente, assim como o texto nas costas do livro, que “fala” muito mais do que deveria. Sugestão? Apesar de quase impossível, evite lê-lo.
Mesmo com esses pequenos tropeços, é uma excelente obra. Um “desafio” legalzinho é ler o livro de madrugada, totalmente isolado. Suas noites provavelmente serão mais emocionantes. Na dúvida, experimente.

NOTA 8,5

Um comentário:

  1. Eu li este livro assim que ele foi lançado e é realmente fantástico! Eu não costumo me apavorar, deixo as estórias apenas nas páginas, mas tem alguns momentos que são realmente horripilantes, especialmente no início.

    ResponderExcluir