quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mortician – Chainsaw Dismemberment

Mortician – Chainsaw Dismemberment
Relapse Records – 1999 – Estados Unidos

Esse vai dividir opiniões. Os americanos da Mortician têm considerável respeito no underground e uma discografia até que longa. Arrebentam num death/grind/splatter ultra brutal e ríspido, com velocidade a milhão. E os caras conseguiram uma pequena proeza: ficar mais extremos do que no seu álbum anterior – o absurdo “Hacked Up for Barbecue” - talvez o maior clássico da banda.
“Chainsaw Dismemberment” foi gravado por um trio de lunáticos: os cabeças Will Rahmer e Roger Beaujard, que cuidam do vocal/baixo e guitarra respectivamente, e Desmond Tolhurst, o outro guitarrista... está faltando alguma coisa, não?
Pois então, é aí que reside a grande polêmica da Mortician. Os caras usam bateria programada. Pronto, está aberta a sessão xingamento. Entretanto, vou dizer uma coisa: não sou fã desse recurso, mas puxa, o negócio aqui caiu tão bem no conjunto, que não consegui resistir. Vale lembrar que a bateria, programada por Beaujard, sempre esteve presente na história da banda.
É verdade que se percebe essa pegada eletrônica do equipamento, mas mesmo assim, é maravilhoso. Já os vocais de Rahmer são extremamente guturais e obscuros, de modo que ele parece “cantar” da mesma forma em todas as músicas, como se tivessem a mesma letra. Sinceramente? E DAÍ? É um dos melhores timbres de death metal que existe!
O baixo é no mínimo curioso, um dos mais distorcidos que já tive a oportunidade de escutar. Por fim, as guitarras têm uma afinação tão baixa que em vários momentos você não percebe quais as notas ou riffs que estão sendo executado.
Em outras palavras, os integrantes levam seu som a um extremismo poucas vezes visto, em todos os sentidos: nesses aí nos parágrafos de cima, e também na velocidade. Talvez não seja por acaso que usam mão da bateria programada. Tanto é que, em uns poucos vídeos a que assisti da Mortician, tive a nítida impressão de que o baterista – sim, ao vivo, eles usam um humano nas baquetas - não conseguia acompanhar a mesma velocidade de gravação do estúdio. Não sei como estão hoje em relação a isso, mas enfim...
A banda é uma de inúmeras que tem como característica colocar introduções de filmes B em suas músicas, mas vou dizer uma coisa, parece que as utilizadas por eles são as melhores do ramo! Muito legais mesmo!
A capa do disco é uma das lindas que já vi. Não me refiro tanto à nojeira, mas à arte em si da ilustração, tão detalhada e perfeita (vejam a expressão na face da pobre vítima mutilada) que por um longo tempo pensei seriamente em tatuar o ser lá do fundo, com a motosserra na mão. Isso sim é uma obra de arte!
A produção é suja, e o instrumental fica todo embolado nos momentos mais violentos das músicas, mas assim mesmo, inexplicavelmente o grupo conseguiu fazer um material empolgante demais para deixar nossas mentes presas a esse defeito (ou opção?).
Ah, quase esqueci de dizer: as duas melhores das 28 faixas do CD são exatamente as duas primeiras – “Stab” e “Fleshripper” – simplesmente perfeitas, que massacre!
Um aviso muito importante: se gostar disso aqui, você OBRIGATORIAMENTE deve arrumar também o citado “Hacked Up for Barbecue”, tão excelente quanto este. E mais: outros trabalhos também devem ser pesquisados, sem dúvida valem a pena. Aliás, só optei por resenhar o “Chainsaw Dismemberment” por ser levemente mais brutal. Infernal!

NOTA 8,7


4 comentários:

  1. Sempre tive vontade de te perguntar.

    Cara qual o critério que tu utiliza pra dar um 8.7, 9.2 , 9.9? Eu realmente eu não entendo.

    Grind abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, como está?
    Ótima pergunta a sua, cara! Mas a resposta é simples: É muito mais interessante ter notas bem quebradas, para dar mais exatidão. É complicado ter notas inteiras, ou de 0,5 em 0,5. Acredito que assim, do jeito quebrado que é no blog, a noção de exatidão do quão agradável ou desegradável é um disco fica mais transparente. Será que consegui tirar sua dúvida, ou me expressei mal? ahah
    Grande abraço, cara, e obrigado por compartilhar sua opinião!

    ResponderExcluir
  3. your lips keep moving but all i hear is blahblahblah...

    ResponderExcluir
  4. Digno Impertor Fartface 3o:
    Bom, você eu conheço, e posso tranquilamente dizer: VAI SE FODER!
    Quanto aos outros, continuo agradecendo a visita, e não se assustem com esse meu comentário. Ele é direcionado somente ao meu grande amigo cabeça de peido, beleza?

    ResponderExcluir