Novembers Doom – Aphotic
Shinigami Records – 2011 – Estados Unidos
A Shinigami tem lançado muita coisa boa nos últimos meses, especialmente na área de música extrema. E aqui, mais uma vez não há excessão à regra.
Não conhecia o Novembers Doom – uma vergonha, pois a banda foi formada há mais de 20 anos - mas logo percebi que era uma boa banda. Aliás, ótima. O estilo dos americanos, apesar do nome do grupo, não apresenta tantas partes doom como se esperaria. Há inclusive blast beats e um diálogo direto com o death metal.
“The Dark Host” abre o trabalho com um som meio arrastado, mas que lá pela metade, vira uma porrada infernal. Os contrapontos entre partes leves e pesadíssimas surpreende. Já a levada de “Harvest Scythe” é qualquer coisa de empolgante em seu ritmo.
A lentidão volta com “Buried”, muito bonita e hipnótica, assim como “What Could Have Been”, uma acústica com vocal feminino que arrepia. Depois vem “Of Age and Origin - Part 1: A Violent Day” trazendo riffs maravilhosos e uma estrutura fantástica.
Já a segunda parte – “Of Age and Origin - Part 2: A Day of Joy” – é doce e triste. A penúltima faixa – “Six Sides” – é mais pesadona e trabalhada, talvez a melhor do play. E fechando, temos “Shadow Play”, suave e densa.
Entre os músicos, destaque para o impactante vocal gutural e assustador de Paul Kuhr. Parece um timbre que vem lá das profundezas e realmente cria um peso absurdo às canções. Contrapondo tal espetáculo, o cara também faz uns vocais limpos que combinam com o instrumental. Aliás, posso até dizer besteira, mas combina mais os vocais limpos do que os guturais nas composições.
Quanto à qualidade sonora, é espetacular, com tudo bem cristalino. Já a capa e o encarte são um show, com fotos que dariam bons quadros. O clima meio gélido das paisagens remetem a pura melancolia.
“Aphotic” será lembrado pela beleza, tanto das músicas e letras, quanto da arte gráfica. Aposte no CD, um grande lançamento em 2011. Dá uma olhada no clipe de “What Could Have Been” aí embaixo e sinta-se envolvido na canção.
NOTA 9,0
Nota 10!!!!!!
ResponderExcluir