sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DVD Hypocrisy – Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion

DVD Hypocrisy – Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion
Laser Company – 2011 – Suécia

E aí, preparados para destrinchar (mais) esse ótimo lançamento da Laser Company (www.lasercompanymusicstore.com.br)? Ok, vamos lá: esse presentão é composto por um DVD de um show em Sofia, na Bulgária, mais um documentário sobre os vinte anos da banda e o vídeo clipe de “Weed Out the Weak”. Além disso, na caixinha (com uma lindíssima capa, diga-se de passagem), vem também dois CDs com o áudio da apresentação.
E como já é padrão da Laser Company, tem também um livreto de papel luxuoso com belas fotos e a ficha técnica do pacote. O melhor é constatar que, além de tudo isso, o vídeo em si também é magistral!
Parte técnica: formato de tela widescreen, com edição de imagens tradicional, e som e imagem excelentes. Também, se tem Peter Tägtgren (vocal/guitarra) no meio, não haveria como alguma coisa sair errado. Afinal, o proprietário do estúdio Abyss é um dos melhores produtores musicais do mundo, especialmente em música extrema.
E o pessoal não acertou somente nos quesitos do parágrafo anterior, como também na excelente iluminação de palco, dominada pelo azul.
É lá, aliás, que a Hypocrisy se mostra afiadíssima, com músicos altamente competentes e técnicos. Além do líder Tägtgren, merece destaque também a besta-fera Horgh (o baterista grandalhão da Immortal), que simplesmente não toca nada fora do lugar. Impressionante.
Na performance, todos também estão de parabéns. Agitam bastante, mas o vocalista chama mais a atenção (novamente) por seus guturais medonhos (no bom sentido), os meio termos e os rasgados, no melhor estilo black metal. Que garganta o cara tem!
O set é baseado em todas as fases do grupo, e de modo geral, está bastante equilibrado entre músicas mais e menos brutais, tornando o trabalho bem homogêneo. Melodias e machadadas perfazem o show, que certamente agradará gregos e troianos.
Em “Hang Him High”, o público vem abaixo, berrando o refrão da música o mais alto possível. E lento zoom nos enquadramentos durante “Comming Race” são fascinantes. Parece que a música “pede” por isso.
A pesadíssima “Let the Knife Do the Talking” também vem com tudo. Ficou muito boa ao vivo. Já “Fire in the Sky” conta com uma iluminação amarelo-avermelhada que também deixou o visual no palco sensacional.
“Warpath” é uma tijolada na testa. Maravilhosa, talvez a mais empolgante da apresentação, juntamente com a ultra clássica “Roswell 47”, que fecha esse show impecável.

Depois disso, hora do documentário (de quase uma hora e meia de duração).
Antes de mais nada, deve-se elogiar aqui a edição desse material, que ficou bem dinâmica e divertida. Realmente competente quem fez esse grande trabalho.
Os depoimentos são contados por membros e ex-membros da Hypocrisy, com um detalhe muito legal: eles aparecem juntos contando a história da banda! E existe bastante humor nas falas também.
O líder da banda conta a história desde sua infância, como aprendeu a tocar e depois foi para os Estados Unidos, na época do grande ‘boom’ do death metal da Flórida.
E vocês sabiam que Peter Tägtgren começou a cantar na banda por necessidade? Durante uma turnê, o vocalista original foi hospitalizado e o mago Tägtgren precisou assumir a voz, função que carrega até os dias de hoje.
Ao longo do DVD, eles esmiúçam disco a disco, contando suas curiosidades e falando de forma limpa sobre os conflitos internos.
Há uma passagem em que o cantor, ao comentar sobre a turnê latino-americana em 2010, elogia o show em São Paulo, com imagens razoáveis da apresentação. Sim, o Brasil domina! Mas sendo justo, aparecem cenas dos shows do grupo nos países em que passaram. Sampa foi somente um deles. E as animações que fazem as transições de uma nação para outra são bem engraçadas! Mais uma do bom humor sueco.
E uma parte literalmente emocionante: na Costa Rica, um fã cadeirante fica preso na mureta que divide a platéia e a banda. Resultado: os seguranças o retiram de lá e o posicionam no palco, bem ao lado da banda. O que mais arrepia é ouvir o público ovacionando a atitude. Essa talvez seja a passagem mais marcante do documentário. Porque headbanger também é solidário!
E assim é a Hypocrisy, cheia de caos e confusão, como afirma Tägtgren. Mas o importante é que a banda está firme e mais forte do que nunca.
Por fim, o citado clipe de “Weed Out the Weak” só vem para relembrar o quão linda e espetacular é a canção. Que arranjos, que estrutura!
“Hell Over Sofia – 20 Years of Chaos and Confusion” é um registro excepcional de uma lendária banda de death metal. Não há como terminar a resenha, que não seja com esta palavra: INDISPENSÁVEL.

NOTA 9,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário