terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ironbound – Máquina da Morte / Unidos pelo Ódio

Ironbound – Máquina da Morte / Unidos pelo Ódio
Independente – 2011 – Brasil
 

Eita, molecada boa de Thrash Metal/Crossover! Vinda lá de Alagoinhas (Bahia), os caras tiveram a manha de lançar dois EPs em 2011. Mas vamos por partes, começando por “Máquina da Morte”, com a definição perfeita, feita pela própria banda: um resgate do “espírito oitentista, do qual fazem parte riffs e palhetadas abafadas, andamentos que se alternam entre velozes e cadenciados e, claro, enérgicos refrãos cantados em coro”.
Sério, ouvindo esse som, dá para imaginar as rodas imensas nos shows. Parece que as canções foram criadas para isso! De fato, existem riffs legais, bumbos duplos e cantos muito bem encaixados (chequem a faixa-título, por exemplo) e solos criativos, tudo colaborando para essa boa surpresa chamada Ironbound.
A produção é boazinha (o vocal poderia ficar levemente mais baixo e as guitarras, mais altas), mas a qualidade das composições compensa isso.
O segundo EP – “Unidos pelo Ódio” - tem a mesma pegada e é mais bem produzido. Ainda não está maravilhoso, mas com certeza está muito longe de ser ruim. Além disso, o quinteto conseguiu imprimir maior profundidade às composições.
Refrãos inteligentes e grudentos - “Pânico em Abu Ghraib” é um exemplo perfeito: “Será o valor do óleo o preço da vida? Alguém tem que pagar (coro)”. Aliás, essa música é uma obra prima – o trecho acústico acompanhado de uma flauta ficou espetacular!!!
De modo geral, as músicas não têm exageros, são de fácil digestão e bem divertidas. O que merece um cuidado maior é a citada produção, de repente com mais peso, e talvez um vocal mais agressivo. O cara canta bem, mas parece um lance punk, que destoa um pouco do Crossover/Thrash da banda. Talvez umas coisas mais berradas – quem sabe guturais - deixariam tudo tinindo.
Simplesmente a Ironbound tem tudo para ser um dos grandes representantes do Crossover brasileiro. Percebe-se que o grupo está caminhando muito bem rumo a esse objetivo. É arrumar os detalhes e aí, sim, ninguém segura esse pessoal. Ambos os EPs estão disponíveis para download no link abaixo.

NOTA 8,4
Download (precisa se cadastrar): http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/ironbound

Nenhum comentário:

Postar um comentário