sábado, 10 de dezembro de 2011

DVD Dismember - Under Blood Red Skies

DVD Dismember - Under Blood Red Skies
Shinigami Records – 2009 – Suécia

Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br) destruindo mais uma vez com seus ótimos lançamentos! No caso, um DVD duplo de uma das mais tradicionais bandas suecas de death metal, a Dismember. E esse aqui vale muito a pena, já aviso!
Como de praxe, comecemos pelo material gráfico, que conta com capa elaborada, mas escura e discreta. Mas o material contém um livreto cheio de fotos bacanas. Aliás, a foto central vai parecer meio esquisita a princípio, mas depois de assistir aos dois discos, ela fará muito sentido. Só um fato bem esquisito: os nomes dos integrantes aparecem normalmente no livrinho, exceto o do baterista Thomas Daun. Seria um bizarro descuido?
Quanto ao vídeo, o que se pode falar da parte técnica é que o formato de tela é o fullscreen, a edição é bastante tradicional, as imagens são bonitas e o som... bom... parece muito com a timbragem dos CDs de estúdio. Talvez um pouco mais de peso deixaria o áudio tinindo, mas do jeito que está, sem dúvidas é bastante satisfatório.
Comentadas as questões técnicas, literalmente, hora do show... E QUE SHOW!!! O que mais se nota nesse registro é o absurdo que esses caras agitam em cima do palco. São realmente impressionantes, todos eles! Claro, o baterista é o mais comportado e, por razões óbvias, fica limitado, mas faz bonito. Agora, Matti Kärki (vocal), David Blomqvist (guitarra), Tobias Cristiansson (baixo) e principalmente Martin Person (guitarra) botam pra f...!
É necessário salientar isso, porque metade de uma apresentação é a performance da banda, e a outra metade, são as músicas. Só no primeiro quesito, já tiraram nota dez. Mesmo assistindo ao show pela TV, a vontade é de arrebentar o pescoço junto com os integrantes mandando ver. Tão empolgante que o DVD já valeria só pela energia que esse pessoal transmite.
Kärki, com sua peculiar voz - um meio termo entre o gutural e o gritado - mostra-se um grande frontman. Nota-se aí que o cara é apaixonado pelo underground, pelo death metal sueco da Dismember.
De modo geral, quando a banda desce a porrada nas composições mais violentas, a vontade é de sair batendo cabeça pela casa. Em “Life – Another Shape of Sorrow”, a empolgação é ainda mais evidente, tanto por parte da banda, quando dos fãs. E a “disputa” de solos no início da música é de arrepiar.
E os caras fazem bonito na melhor referência “maideana” no final de “Under a Bloodred Sky”. Homenagem bem legal ao Iron, mostrando que o metal, seja ele qual for sua vertente, deve sempre permanecer unido.
Pois bem, quando o vocalista anuncia “Dismembered”, o momento é letal! Sem dúvida, um dos pontos altos do show! E fechando com chave de ouro, “In Death’s Sleep” arregaça! E esse foi o DVD 1!
Hora do documentário e dos bônus do outro disco! Outra coisa que deve ser registrada: o conteúdo é legendado em português. Boa, Shinigami!
O primeiro já começa com algumas revelações meio fortes: os membros, totalmente sinceros, afirmam que estar em turnê é algo exaustivo. Parece que o pessoal se cansa demais ao viajar e fazer shows frequentemente. Mas enfim, eles contam o que fazem para não ficarem tão entediados entre um show e outro: to drink!
Entretanto, quando se espera que o documentário seja recheado de negativismo e polêmica, há uma boa quebra da expectativa. Os integrantes revelam, de forma bem humorada, que a Dismember é uma banda que traz extrema má sorte, citando fatos inusitados que acontecem quando estão na estrada.
Outra coisa bacana: o modo como montam o set list é bem interessante, praticamente sem repetir nada nas noites em que tocam.
Continuando o registro, outra parte muito boa é ver o quinteto na Holanda, tocando com o pessoal da Autopsy e outros grupos. O melhor é que capricharam no som, está tudo bem profissional. Na sequência, um momento hilário, quando começam a tocar uma música sem ensaio... o resultado, claro, foi uma divertida trapalhada do pessoal!
E os capítulos se desenvolvem de forma bastante interessante (mesmo!) ao longo do play. Entre eles, o último, chamado “Death Metal”, mostra uma engraçadíssima sequência de cenas dos caras bangeando em vários lugares diferentes, ao lado de objetos, manequins e pessoas, no meio da rua, enfim, que nem loucos! Um excelente final para o documentário! Puxa, e o negócio estava tão legal, que passou rápido demais. Vou dizer uma coisa: os depoimentos são tão bons quanto o show do primeiro DVD.
Bom, e agora, vêm os bônus, vamos lá. Quando não se esperava algo mais hilário, vem um monte de bolas foras que o grupo dá. Sério, é pra gargalhar! E todo esse bom humor vem entremeado por músicas ao vivo, sempre empolgantes. Até mesmo quando o som não está uma maravilha, é bom.
E no meio dessa loucura toda, aparece até mesmo o Trek (Da Tribo Studio) com sua batucada à brasileira!
Enfim, o disco termina e deixa uma sensação incrível de querer assistir-lhe novamente, assim como o primeiro DVD. A simplicidade com que tocam, a energia, a relação com os fãs... é tudo realmente maravilhoso. Para quem quiser curtir um death metal feito com amor e dedicação, “Under Blood Red Skies” é perfeito. Um dos mais legais vídeos que tive o prazer de ver nos últimos tempos. Recomendadíssimo!


PS: um crime eu não ter mencionado o encerramento das atividades da banda em 2011. O sentimento de tristeza fica ainda maior ao ver o quanto esses caras davam o sangue pelo underground. Está feito o registro, mesmo que atrasado. Valeu ao pessoal por lembrar o cabeça de vento aqui!

NOTA 9,2

2 comentários:

  1. Grande review Koda! Me me bateu mó vontade de assistir esse DVD. Dismember era um grupo fudido e apreciava demais o som deles. Uma pena eles terem encerrado as atividades.

    ResponderExcluir
  2. Nota 10!!! O melhor de tudo é que eles tocam o "Like An Ever Flowing Stram" na integra!!! Foda que a banda acabou esse ano!! Sou fanático!!!!!

    ResponderExcluir