quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Entrevista - Willian Ohara Sakamoto - Shinigami Records


Ela apareceu de maneira discreta no mercado e hoje, apenas dois anos depois, é lembrada com frequência pelos headbangers por seus lançamentos e relançamentos de qualidade. Trata-se da gravadora Shinigami Records (http://www.shinigamirecords.com.br/), cujo dono e diretor geral, Willian Ohara Sakamoto, concedeu uma breve entrevista ao Som Extremo, contando um pouco da história da empresa, suas conquistas, os próximos lançamentos e outros assuntos. Segue a entrevista nas linhas abaixo.
Som Extremo: Por favor, conte um pouco sobre a trajetória da Shinigami Records.
Willian Sakamoto: O nome Shinigami surgiu em 2009, depois que assisti ao anime “Death Note”. Junto a isso, veio o primeiro CD, o relançamento do Dorsal Atlântica - “Terrorism Alive” - e os CDs do Death. E a gravadora só vem crescendo porque o terreno já estava preparado: desde 1998, já trabalhava no mercado com minha distribuidora e paralelamente, na Century Media Brasil. Posteriormente atuei na Dynamo Records, o que facilitou muito o meu início de trabalho, já que conhecia boa parte do mercado. A Shinigami surgiu inicialmente como trabalho paralelo, quando foram lançados com quatro álbuns. Em 2009, consegui investir tudo o que ganhava nela no licenciamento de mais títulos e assim, foi se expandindo: de dez títulos colocados no mercado em 2010, passamos aos atuais 48 lançados e já estamos fechando mais alguns para 2012. Hoje posso dizer: tenho minha empresa e trabalho com o que gosto.

Som Extremo: Em tempos de downloads ilegais, é louvável existirem selos, como a Shinigami, que continuam investindo em CDs e DVDs, ainda mais quando o material vem de bandas que estão longe de ser mainstream. O que poderia falar a respeito?
Sakamoto: Ele (o download ilegal) esta aí e é praticamente impossível eliminá-lo. É triste, mas o que nos resta é conviver com isso. Não quero me prolongar neste assunto, são horas de debate. Vi, no decorrer dos anos, bandas como Nevermore, Arch Enemy, Iced Earth, Within Temptation, Nightwish, entre outras, que foram crescendo CD após CD, porque, além de sua qualidade, alguém acreditou e investiu. Como vivenciei isso, acredito que, nas suas devidas proporções, possa haver uma banda assim em meu cast, pois acredito em todas as bandas que lanço.

Som Extremo: A Shinigami Records conta atualmente com excelentes relançamentos de bandas clássicas do cenário mundial, em especial de bandas thrash metal, como Exodus, Dark Angel e Forbidden. Você tem esse apreço especial pelo thrash clássico (risos)?
Sakamoto: Eu gosto de metal e não faço distinção de gêneros. Gosto de tudo o que agrada meus ouvidos, mas o Thrash, realmente, é meu estilo preferido. Esses lançamentos aliaram o meu gosto com a oportunidade.

Som Extremo: Até hoje, qual foi a principal conquista da Shinigami Records?
Sakamoto: É difícil dizer, sempre acho que a principal conquista é a que esta por vir, mas sobreviver mais um ano e ter como investir para o próximo, em um mercado onde empresas aparecem e encerram suas atividades em questão de pouco tempo, e ter o reconhecimento do público, já pode ser considerado como uma grande conquista.

Som Extremo: A Shinigami colocou no mercado recentemente o álbum de estréia da banda Sacrificed. Já existem planos de lançar mais bandas nacionais?
Sakamoto: Por sinal, é um ótimo CD, e com um pessoal batalhador que está fazendo por merecer ter sido escolhido para o cast da gravadora. Sim, tenho planos para bandas nacionais para o próximo ano. Aliás, já lançamos também o novo álbum do Unearthly. Tenho o projeto da coletânea “Hellstoch”, que resultou em um split e mais um CD cheio para as bandas selecionadas da coletânea.  Sobre isso, o plano era ser um projeto anual, mas por falta de interesse das bandas, talvez se torne um projeto único. Se o mercado permitir, tenho a intenção de lançar no mínimo duas bandas nacionais por ano.

Som Extremo: Existe alguma ou algumas bandas que você destacaria em seu cast?
Sakamoto: Além dos que são bem óbvios, recomendo Despised Icon, Triptykon e Unearthly.

Som Extremo: Qual o diferencial da Shinigami Records em relação a outras gravadoras, selos e distribuidoras?
Sakamoto: É difícil falar de outras empresas, mas o que posso dizer é que busco dar um atendimento igual a todos os clientes. Acho que hoje, um ótimo atendimento é um diferencial, sem esquecer a qualidade, claro. Sempre busco oferecer o melhor a um preço justo.

Som Extremo: Quais os próximos lançamentos da Shinigami Records?
Sakamoto: Acabei de fechar contrato para o lançamento do DVD “Paradise Lost – Draconian Times MMXI” na versão DVD duplo mais CD; e os que já estão no site: Orphaned Land, Gojira, Aborted, Coldworker, Darkane, General Surgery, Sara Jazebel Deva, Soilwork e Vile. Ainda pretendo licenciar outros, mas não gosto de falar antes de ter fechado contrato, pois a pior coisa e dar uma falsa expectativa ao consumidor.


Som Extremo: Por favor, diga quais são seus cinco álbuns favoritos:
Sakamoto: - Slayer – Reing in Blood;
- Metallica – Master of Puppets;
- Death – Symbolic;
- Motörhead – Ace of Spades;
- Obituary – Back from the Dead.

Som Extremo: O blog agradece a entrevista! O espaço agora é seu!
Sakamoto: Eu é que agradeço ao blog Som Extremo pela oportunidade e pela ajuda na divulgação, não só de meus lançamentos, mas do metal em geral.

3 comentários:

  1. Grande entrevista de um dos principais nomes do mercado Metal brasileiro! Grande pessoa, honesta e batalhadora, merece muito o reconhecimento!

    ResponderExcluir
  2. Essa gravadora promete, e muito,no cenário do heavy metal nacional. Louvável sua intenção e responsável oseu proprietário. É de iniciativas como essa que o Brasil precisa pra crescer no cenário do metal pesado.

    ResponderExcluir
  3. Legal adorei o novo do Unearthly deveria investir mais nessa 'praia' do black metal e também nas chamadas bandas de folk/pagan/viking metal que tem bandas excelentes e originais coisa rara de ser ter hoje em dia....

    ResponderExcluir