quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desecrated Sphere – The Unmasking Reality

Desecrated Sphere – The Unmasking Reality
Independente – 2011 – Brasil

Grande revelação do metal extremo nacional, a Desecrated Sphere, que foi formada em janeiro (!), chegou para ficar. Os caras andam fazendo muito barulho (metaforicamente e literalmente) por onde passam. Basta sacar o clipe “Gospel is Dead”, que invadiu a internet na última semana, e você terá uma boa ideia do que o aguarda em “The Unmasking Reality”.
Após a introdução, o CD de fato se inicia no melhor estilo Cannibal Corpse com “Ruin”. Porradaria sem dó. Depois vem a citada “Gospel is Dead” e toda a sua técnica e fúria. O solo ficou meio cru, mas não encobriu o brilhantismo da canção. “Century of Tyranny” tem seu putrefato charme, com uma cadência menos veloz e mais trabalhada, mas ainda sim, violenta.
“Pressage of Apocalypse” tem um belo e viajante começo, que se transforma no death visceral característico da banda. Blast beats em abundância. A próxima – “Inquisito Haereticae Pravitatis Sanctum Officium” – é outra também diversificada em suas levadas, mas com domínio do extremismo, e que se torna ainda mais empolgante do solo para frente.
Na sequência, “No Paradise Awaits” abusa dos bumbos, e tem uma pegada mais thrash em boa parte da faixa. A oitava – “Defraudation” – também remete ao Cannibal da época em que era mais direto. O baixo se sobressai aqui. A penúltima composição vem com brutalidade total: “Hell is Here” – um nome bastante apropriado para a canção. E fechando o álbum, vem a impiedosa “Biological Butchery”, outro murro no estômago.
É incrível como mudam de ritmo mantendo a brutalidade, assim como os contrastes entre partes mais agressivas e outras melódicas. Uma banda completa, que passa por vários andamentos sem perder o peso.
Gravação/produção/encarte nota 10. Profissionalismo nota 100. Competência nota 1000. Porque executar um death metal brutal e técnico desse jeito é para poucos. Todos os integrantes são exímios músicos, destacando o baixista José “Motor” Mantovani, com seus slaps e “intromissões” nos momentos silenciosos – mas que deve tomar cuidado com exageros; e o baterista Rodolfo Bassani, que tem total domínio de seu instrumento.
Guarde bem esse nome: Desecrated Sphere. Em breve, dominando o Brasil, e não duvide, o mundo.
E para os já curiosos em conhecer mais sobre a banda, na madrugada de sexta para sábado será postada uma entrevista com o pessoal. É só esperar! Por agora, fiquem com o clipe de “Gospel is Dead”:
 



NOTA 9,3
e-mail: desecratedsphere@hotmail.com

Um comentário:

  1. Bem seco, técnico, e ríspido. Legal. Se continuarem por este caminho, estarão fazendo algo parecido com bandas como Obscura e Neuraxis. Hail Brazilian Metal!

    ResponderExcluir