terça-feira, 14 de junho de 2011

Devilyn – XI

Devilyn – XI
Conquer Records - 2005 – Polônia

A Devilyn demorou um pouco para acertar de vez a mão, mas depois que o fez, presenteou os fãs de brutalidade com esse “XI”, fenomenal. Passaram pelo sem sal “Anger”, pelo bom “Reborn in Pain”, depois o razoável “Artefact”, e a compilação “The Past Against the Future”, para finalmente soltarem essa obra prima aqui, que os elevou a outro patamar.
Aliás, vale esse parágrafo dizendo que o conjunto não é tão conhecido, uma injustiça no cenário nefasto que é o underground, dado o grande potencial que ele carrega.
Aqui, os caras fizeram o contrário do que geralmente as bandas de metal extremo fazem, e seguiram contra a maré no nível de brutalidade. Sim, esse aqui é o mais violento e inspirado da banda até o momento. Espere instrumentais velocíssimos e vocais guturais, porém inteligíveis.
Além de mais extremos, tornaram-se incrivelmente mais técnicos, com músicas quase sempre aceleradas, mas com detalhes bem trabalhados que engrandecem o resultado final. Que evolução!
Destaques para “The List”, “Degrade Flower”, “The Seven Virtues of Divine” e “Searching for the Beaty” (quanto ódio nessas duas últimas!).
Instrumental irresistível, caprichado e afiado. Os músicos têm muito talento e competência para grandes composições. As partes melódicas inclusive deram um belo acabamento às canções. Somando a isso, temos ótimos riffs cortantes e em determinados momentos, quebrados, um pequeno diferencial que destaca a banda na cena underground.
E o disco é muito bem produzido. Aliás, tão bonitinho que dá até uma leve impressão de que tudo foi deixado exageradamente perfeito. Uma sujeirinha a mais no instrumental não faria mal a ninguém.
Ouvir esse disco é tarefa tão agradável que, quando sua curta duração termina (mal passa dos 25 minutos), você esbraveja em protesto. Bendito seja o aparelho de som com a função de repetir o disco.
Confiram o clipe da supracitada “The List” logo abaixo e limpem a baba depois. Agora, esse foi o último trabalho dos poloneses, e depois, sumiram do mapa... que fim teria levado a Devilyn? Ah, nem falei o estilo de som, né? Um senhor brutal death metal com um toques de modernidade! Se quiserem uma grande aula do estilo, esse é mais do que indicado.

NOTA 9,0

3 comentários:

  1. Erro: Agora, esse foi o último trabalho dos americanos, e depois, sumiram do mapa...
    Correção: eles não são americanos ou estadunidesnses, são poloneses.

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa, que falha feia! Vergonha total! Nossa, de onde será que tirei que eram americanos??????????
    Putz, Monsieur Schmidt, vou arrumar isso agora mesmo, agradeço muito sua visita e sua enorme colaboração, valeu mesmo!!!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha, no problemo, acontece com os melhores bangers. Eu lembrei que o Novy, que tocou no Behemoth, era desta banda. Muito bom o site.

    ResponderExcluir