quarta-feira, 6 de junho de 2012

Borknagar – Urd

Borknagar – Urd
Century Media Records/Shinigami Records – 2012 – Noruega

A proposta da Borknagar foi nunca se limitar ao Black Metal puro. Logo, como já se deveria imaginar, novamente expandiu seus limites e continuou com uma rica mistura de sonoridades, que acaba não pendendo para nenhum lado específico.
Tendo isso em mente, o negócio é abrir a cabeça e deixar fluir o som dos noruegueses. É claro que você escuta berros bem Black de Vintersorg, riffs com certas melodias que remetem ao estilo - obras de Øystein G. Brun e Jens F. Ryland - e, lá e cá, pedais duplos velozes de David Kinkade. Contudo, as canções não se aproximam de algo realmente extremo. Como já dito, a banda vai muito, muito além em sua proposta de difícil classificação. Portanto, a agressividade não parece ser o objetivo do quinteto, mas a beleza. E nisso, pode apostar, os caras dão uma verdadeira aula.
Não há como não lembrar do Dimmu Borgir ao ouvir o vocal de Vortex, ex-integrante daquela banda. Entretanto, a referência acontece somente devido ao timbre quase inconfundível do músico, já que, musicalmente, as bandas diferem consideravelmente.
O clima melancólico é outro fator preponderante no disco: arrastadas e densas, as nove criações prendem a atenção do ouvinte e quase hipnotizam, pelos arranjos bem trabalhados em todas elas.
Vale citar algumas: “Epochalypse”, “The Beauty of Dead Cities”, “Frostrite” e a longa “The Winter Eclipse” (quase nove minutes) roubam a cena, em especial esta última, que traz um lado mais feroz do grupo.
Capa e arte do encarte muito bonitos e uma boa gravação ajudam a garantir o sucesso de “Urd”, lançado no Brasil via Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br). O álbum é para aqueles ecléticos dentro do Metal que querem conhecer um material que foge dos padrões.

NOTA 8,5
www.borknagar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário