terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Split DVD – No Bass No Masters


Split DVD – No Bass No Masters
Nöise Mesmo Records/Contra-Mão Records/Maringrind/CGHC – 2011 - Brasil


Caras, o underground é lindo! As iniciativas de lançar materiais como esse são sempre muito bem vindas. Trata-se de um split DVD com as bandas Jäpürä Noise Project (Campo Grande/Mato Grosso do Sul) e Obliteração (Maringá/Paraná), apropriadamente intitulado “No Bass No Masters”. Pois é, ambas são trios que contam somente com guitarra, bateria e vocal. No caso, o disco contém ensaios dos conjuntos, que esbanjam potencial.
E a coisa aqui não tem frescura nenhuma: arte simples do encarte, uma folha simples com as letras das faixas, menu com opções diretas para os vídeos, imagens feitas por uma filmadora cada ensaio (uma delas seria uma máquina fotográfica digital?), com som captado diretamente nela (será comentado mais à frente), e as duas mostrando que são humanas, com errinhos durante o set.
A primeira barulheira é da Jäpürä Noise Project, com seu Grindcore esporrento e caótico, lotado de energia. Os caras mandam ver em doze músicas, com direito a covers da Agathocles (“No Use... Hatred), Diagnose (“Vigiar e Punir”) e Rot (“Restricted” e “Russian Roullete”). 24 minutos de insanidade! Destaque para “Segurança” e “Pau no Cu do Black Nazista”, pelos riffs ferozes e acelerados.
Depois, é hora da Obliteração... literalmente. Apesar de tocarem durante metade do tempo do primeiro conjunto, eles também massacram seus instrumentos com mais Grind arrasador. A imagem está um pouco melhor, embora o som pareça mais estourado.
Percebe-se um entrosamento entre os músicos muito bom. O baterista Denis faz tudo parecer fácil demais, é impressionante. Resultado: banda aprovadíssima!
Como já dito, é muito legal esse tipo de material, ainda mais quando as bandas são boas. Mas convenhamos, aqui, o som por vezes sai embolado e a distinção das notas dos riffs torna-se difícil de entender. Poderiam perfeitamente ter feito algo mais profissional nesse sentido, para dar chance de conhecermos melhor as estruturas das canções. Uma pena.
Não fosse a qualidade do áudio, a nota seria maior. Mas ainda assim, é um material surpreendente e empolgante. Se vira pra arrumar o seu desse aqui!

Nota 7,0

Obliteração:

Jäpürä Noise Project:


Nenhum comentário:

Postar um comentário