sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Testament - Dark Roots of Earth


Testament - Dark Roots of Earth
Nuclear Blast/Laser Company – 2012 – Estados Unidos


Sem querer levantar a polêmica novamente, mas como a Testament ficou de fora do Big Four? É estranho, já que lá existem grupos que não fazem o mesmo som de outrora: deram aquela amaciada e tal... ok, paremos de reflexão, já que isso não vem ao caso, e falemos do espetacular “Dark Roots of Earth”, uma obra-prima do Thrash Metal mundial. Depois de tanto ouvir falar bem do disco, a costatação: sim, ele é tudo aquilo o que dizem! Uma das celebrações de 25 anos de vida que mais fizeram juz a um conjunto na história da música.
Em quase oitenta minutos (o CD nacional da Laser Company traz “só” quatro faixas bônus, mais um DVD!), uma aula após outra de técnica e porradaria. E quem diria, ‘blast beats’ no som do quinteto! Pois sim, a lenda das baquetas Gene Hoglan mostra que continua incansável em sua criatividade e velocidade, e manda ver em “Native Blood”. Isso sem contar os solos de guitarra fantásticos da mega dupla Eric Peterson e Alex Skolnick, que certamente travam uma batalha para ver qual o mais demoníaco instrumentista! O “problema” é que essa disputa dura o álbum todo e aí, é só vantagem para o ouvinte!
Mesmo em momentos mais cadenciados, como em “Dark Roots of Earth” ou “Cold Embrace”, o trabalho estrutural é lindíssimo, com melodias mais do que perfeitas para as ocasiões. A segunda é praticamente uma balada, mas de um capricho fenomenal.
Mas outro destaque vem em seguida: “True American Hate” faz estardalhaço e acaba com qualquer pescoço de bangers que se prezem! Brutal e inspirada como poucas vezes visto! Novamente brilha a estrela de Hoglan, um cara que é habilidade pura.
O que crava no crânio em “Man Kills Mankind” é seu refrão grudento que repete o título da composição. Outra grande música.
Quanto às mencionadas faixas bônus, olha o naipe: “Dragon Attack” (Queen cover), “Animal Magnetism” (Scorpions cover), “Powerslave” (Iron Maiden cover) e uma versão extendida de “Throne of Thorns”. Muito interessante a ideia de saírem da zona de conforto (leia-se bandas extremas) para fazerem versões de clássicos! E a da Scorpions ficou muito pesada, excelente!
Bom, só para não pasar batido, a capa dispensa comentários. Merecia um pôster gigante.
E chega na hora do DVD bônus, que contém um documentário (com legendas em português) sobre como o álbum foi concebido. É tudo bem esmiuçado pelos integrantes – inclusive há depoimentos sobre o cover da Iron Maiden - e, claro, atraente para os fãs.
Há espaço para eles falarem dos 25 anos na estrada e sobre o patamar que a banda ocupa hoje. E a humildade dos caras surpreende!
Na sequência, uma curta, mas empolgante performance na opção “Live At The Avalon”, com as clássicas “Practice What You Preach”, “Over the Wall”, “Souls of Black” e “Disciples of the Watch”. Apesar das boas imagens, com várias câmeras, o som parece ter sido captado diretamente de seus microfones e, portanto, sua qualidade não está 100%. Contudo, tudo está razoavelmente audível.
Por último, um vídeo dos guitarristas (sem legendas) falando sobre quais instrumentos e equipamentos utilizam para tocar.
No final das contas, todo o trabalho mostra as multifacetas da banda, resultando em um dos melhores (o melhor?) disco da grandiosa carreira dos americanos. Estupendo e previsivelmente OBRIGATÓRIO!

Nota 9,3


Nenhum comentário:

Postar um comentário