quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ratos de Porão – No Money No English (CD)


Ratos de Porão – No Money No English (CD)
Läjä Rekords/Bruak! Records – 2012 - Brasil


“Depois de raspar o tacho aqui em casa, consegui reunir esses 26 petardos que, sem dúvida, vão completar sua coleção”. Pronto, é isso aí, escrito pelo vocalista João Gordo, o que pode ser encontrado no disco. Pois essa compilação traz vários covers, sobras de estúdio, demos e faixas ao vivo. Lembrando que 26 faixas estão contidas no LP duplo, enquanto o CD, aqui resenhado, conta com 22. Explica-se: as quatro restantes saíram no relançamento do CD “Ao Vivo” do quarteto.
O encarte, por sua vez, além de contar com a capa caprichada criada por Marcatti, traz também a explicação do nome do disco (bizarra!), letras (até dos covers) e inclusive a “origem” de cada  música (para qual tributo foi gravada, em qual show foi registrada etc).
São pedradas certeiras, como “Reaganomics/Sad To Be” (DRI cover), “Bad Cake” (e “Bad Trip” – coexistem as duas aqui, com a mesma letra), “Video Macumba”, “Satanic Bullshit”, “Thaw” (Septic Death cover), a praticamente Grindcore “Cybergenocidio” e outras,  e também várias numa levada mais cadenciada, como a fantástica “Mi Canto Libre” (Victor Jara cover), “Commando” (Ramones cover live), “Stone Dead Forever” (Motörhead cover) e outras, todas elas bem interessantes, diga-se de passagem.
E o álbum mais “contemplado” foi o incompreendido “Just Another Crime... in Massacreland”: existem  versões demo interessantes de vários sons daquele trabalho. O bacana é ouvi-los e perceber as diferenças – às vezes sutis, às vezes não – entre elas e o que saiu no referido álbum. Merece destaque “Satanic Bullshit”, que aqui ficou mais brutal do que na versão final, quase toda veloz.
Curiosidade (minha): por que foi selecionada para a compilação a faixa “Direito de Fumar”, que saiu no álbum “Feijoada Acidente? – Brasil”, ao invés de “Nós Somos a Turma”, que vem escondida, exatamente depois dessa primeira?
Ah, apenas para não haver preocupações, as demos têm uma qualidade de gravação acima da média. Não tem tosquice aqui não! E quase esquecendo de mencionar: os covers participaram (?) de tributos diversos e obscuros!
Em suma, quem curte um “lado B” da RDPeido (não somente nos shows do grupo), com composições muito empolgantes, precisa ter esse material, registrado por essa lenda do Punk/Hardcore/Crossover mundial. Vai sem medo, fio!

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário