quinta-feira, 23 de junho de 2011

FILME - Scott Pilgrim Contra o Mundo

FILME - Scott Pilgrim Contra o Mundo
Universal Pictures - 2010 - EUA, Inglaterra, Canadá

Hoje talvez eu seja taxado de nerd. Não tem importância. Mas na realidade esse post é para nostálgicos, como eu. Antes porém de prosseguir, faço questão de registrar como cheguei a essa obra.
Era uma manhã de segunda, terça, quarta, quinta ou sexta-feira. Mentira, era uma tarde de um desses dias da semana. Assisti a um programa de TV pela internet chamado Pipoca e Nanquim (www.pipocaenanquim.com.br - @PIPOCAENANQUIM) em que o tema era esse tal Scot Pilgrim. Bem, é uma HQ, e como não manjo nada de quadrinhos, o resumo é o seguinte: saiu no Brasil 3 volumes contando toda a história desse cara, e foi feito um filme (esse dito cujo que aqui resenho) muito bom em cima disso.
O programa Pipoca e Nanquim falou desse treco de uma tal maneira, que pela primeira vez na vida, fiquei realmente curioso para ler um gibi e em assistir ao material. O videocast (aqui - não estou ganhando nada com esse merchan, mas se quiserem arrumar uns trocados...) sorteou um pacotão contendo os 3 quadrinhos + DVD do filme + 2 bottons do personagem e... GANHEI! Fim (ou não)! Prosseguindo, após ler tudo, vi o filme, e imediatamente me senti na obrigação de falar sobre essa obra audiovisual.
Como falei no início, essa resenha é indicada principalmente aos nostálgicos que têm mais ou menos minha idade, 31. O filme é bastante atual, mas suas referências são puro anos 80 e 90. Vejam/escutem a própria vinheta da Universal antes do início de tudo, e chorem de emoção! Melhor dizendo, é uma mescla feita de maneira magistral entre o que há de mais moderno em efeitos especiais, e as voltas ao passado a que o filme remete.
O protagonista é um pós-adolescente preguiçoso e desligado, que leva a vida empurrando com a barriga. Tem uma banda de garagem chamada Sex Bob-Ombs, algumas ex-namoradas e problemas supérfluos para resolver. Ele se apaixona por Ramona Flowers, que por sua vez tem 7 ex-namorados. Estes formaram uma liga que quer acabar com Scott. Em uma frase-resumo: o personagem deve combater os 7 ex-namorados do mal de Ramona para ficar com ela. Só isso (muuuuuuuuuuuuuuuuito resumidamente!).
E quando se fala em combate, é luta corpo a corpo, literalmente. Daí, a principal referência das antigas: os inigualáveis joguinhos de luta de videogame/fliperama!!! Geração 8/16 bits em peso! Aquele letreiro escrito versus, a porrada desenfreada pra todo lado, com uso de poderes especiais, golpes absurdos e tudo mais, somado a um visual caprichadíssimo, já justificaria assistir ao filme.
Deve-se ressaltar que as cenas de luta são violentas (mas sem sangue), não importa se é menino ou menina apanhando, mesmo com o caráter cômico. Um contraste marcante que percorre toda a película.

Há, claro, outras referências a videogames. Super Mario Bros jamais poderia ficar de fora, outro grande homenageado. Mas não falarei mais nada a respeito para não estragar a brincadeira.
Outra coisa muito legal: as onomatopéias (corre já pro dicionário para relembrar o que são!) malucas que aparecem durante as sequências. Apesar da figura de linguagem reforçar o que aparece na tela, não fica repetitivo. Pelo contrário, deixa tudo muito mais vivo e hilário.
Obviamente que para deixar o filme ainda mais dinâmico, a edição tinha que ser no mínimo espetacular. Sim, cortes rápidos, telas divididas, elipses concisas e os citados efeitos especiais aos milhares enriquecem, e muito, todo o pacote.
É um filme divertidíssimo, voltado para o público jovem, é verdade, mas sua proposta, seu desenvolvimento, suas ótimas piadas, suas inúmeras viagens non sense, acabam por fazer de “Scott Pilgrim Contra o Mundo” um excelente entretenimento para todas as idades.
Para quem pretende ler os quadrinhos, já aviso que ocorrem várias mudanças na ordem dos acontecimentos, e outras adaptações que funcionaram muito bem no desenrolar da história.
As músicas da Sex Bob-Ombs não têm nada de extremo. Tocam basicamente rock/punk sujo, mas perfeito para o andamento da trama.
Ah, essa uma obra que pode chocar alguns conservadores. Ótima adaptação para cinema, o grande mérito do filme está em conseguir com muita competência dosar a boa narrativa e os efeitos visuais, sem um se sobressair ao outro. Termino como no final do filme (acho que não é um SPOILER): “Continue? 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...”

NOTA 9,0

2 comentários:

  1. Cara, fui um dos que ganhou tb! Mas só o DVD, não o kit completo =/ Gostei bastante da resenha, realmente o filme é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. E aí, Gabriel! Cara, agradeço a visita ao blog, e mais ainda suas palavras, valeu!!! Pois é, você já deve ter visto o DVD agora que recebeu, certo? Mas se não viu, tenta ler os 3 quadrinhos antes, fica ainda mais divertido quando assistir ao filme! É isso aí, Gabriel, um abração, se cuida!

    ResponderExcluir