domingo, 20 de janeiro de 2013

Flagelo – Pesadelo (demo)


Flagelo – Pesadelo (demo)
Independente – 2009 - Brasil


Ao apertar o “play”, uma sensação diferente envadiu o corpo e, logo no início da análise, pude comprovar um dos trabalhos mais honestos que já tive o prazer de conhecer. A Flagelo aposta num Thrash/Death Metal ‘old school’, uma pedrada cheia de qualidade e vigor, vinda de uma banda que já está na ativa há quase vinte anos – nasceram em 1994.
São seis músicas enérgicas, trazendo um clima negro no ar, talvez devido à gravação. Aliás, “Pesadelo” uma daquelas exceções em que a qualidade de gravação, que ficou levemente crua crua, é superada com folga pela competência e excelência das composições.
Incrível como estão em um patamar em que é dificílimo destacar uma ou outra canção: desde a belíssima introdução da faixa-título aos últimos instantes de “Conflitos”, não há o que por defeito. Então, melhor falar dos músicos: de cara, chama a atenção o baterista Toninho Laureno, que promove um massacre “equilibrado” entre pressa, técnica e versatilidade.
Os riffs velozes do guitarrista Fábio também colaboram para que a sonoridade seja extrema, à base daquelas palhetadas absurdas. Ah, os anos oitenta! O cara dá um show!
O vocalista Elineudo Morais apresenta um vocal rasgado, bem ao estilo Pete Helmkamp (Angel Corpse), quase Black Metal, o que surpreendeu mais a audição do material.
E o bom trabalho do baixista Leuther de Sousa fica evidente em faixas como “Flagelo” ou “Conflitos”, por exemplo: perto do final dessa última, por volta dos dois minutos de canção, escuta-se o que parece um solo de quatro cordas. Muito bom!
Curiosidade: as letras e títulos (que se resumem a uma palavra cada) da banda estão em português, outra característica da proposta oitentista do Metal nacional. Belo resgate!
Por fim, eis uma demo feita para bater cabeça. Uma grata surpresa da cena cearence que mostra que a experiência das quase duas décadas de estrada apenas engrandece o sonzão do conjunto.

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário