terça-feira, 5 de março de 2013

Scatologic Madness Possession - Devotes of Insalubrity


Scatologic Madness Possession - Devotes of Insalubrity
Deranged for Leftovers – 2008 - Brasil


Foram oito anos de existência com direito a splits, demos e um único ‘full length’, este aqui. E desde já, é preciso/merecido dizer que a cena cearense ficou órfã de uma grande representante do underground do estado. O Death Metal/Grindcore, com um pouco de Gore, é empolgante até as víceras!
Dois aspectos prendem a atenção logo de início: os vocais com efeitos aterrorizadores de Charles Falcão (atualmente na Triturador) e a gravação mediana e suja que, num raro momento, se encaixou perfeitamente com a proposta “graciosa” da banda.
Bem, quanto ao primeiro caso, é preciso dizer que ficou fantástico! Além disso, o cantor mostra-se versátil e acerta o gogó nos guturais tradicionais e também nos rasgados. Sem dúvida, um dos grandes talentos nacionais na arte de urrar.
Já em relação à gravação, é realmente um achado: quantos e quantos grupos competentes colocam tudo a perder ao deixar a qualidade do som a desejar? Pois então, quando o efeito é reverso – e isso é raro, ressalta-se novamente -, a coisa fica mais agradável do que nunca. Se foi sorte ou proposital, não importa: o resultado ficou demais!
As quarenta faixas são violentas e severamente cativantes. É do tipo de disco que você precisa deixar a função ‘repeat’ do aparelho de som ligada. Apesar da quantidade numerosa de músicas, a duração não chega aos 35 minutos. Em outras palavras, isso não enjoa nunca!
O trabalho gráfico é bem divertido, com desenhos toscos, montagens engraçadas, “fichas técnicas” dos integrantes e por aí vai. Pena que não há letras.
Pela competência do trabalho, é difícil destacar alguma composição, mas é interessante mencionar os covers “Under Suspicious Hell” (Unholy Grave) e “Anatomized” (Haemorrhage). Isso dá uma base melhor do que é o álbum.
Que a banda reavalie sua situação, retorne à estrada e continue lançando coisas tão boas quanto esta. Às vezes a despretensão e a diversão fazem toda a diferença.

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário