domingo, 31 de agosto de 2014

Scourge – Hate Metal

Scourge – Hate Metal
Cogumelo Records/Greyhaze Records – 2013 – Brasil


Pra situar: banda de Death Metal vindo de Minas Gerais, e cheirando a registros noventistas daquele estado. Pronto, já é motivo para você se preocupar em ir atrás desse material. Incrivelmente, até a gravação remete àquela época. Calma, ela é muito boa, refinada mesmo.
E que clima sombrio e malévolo tem esse petardo! Varia a velocidade, puxando vez ou outra até para o Doom (no andamento), e outras, para os ‘blast beats’ característicos do Death. A técnica está acima da média.
Pois bem, se passou pela sua cabeça Sarcófago com o descrito até o momento, você pensou em uma boa referência sobre “Hate Metal”. É perceptível a influência aqui, a começar pelo próprio nome da banda.
A qualidade fala alto no disco, já que as composições são bem elaboradas, coesas, pesadas, desgraçadas. Tanto é que se você escolher aleatoriamente alguma para escutar, vai se empolgar com a mesma intensidade em cada uma. Em outras palavras, o destaque real é para todas as faixas, inclusive a “Intro - Sentenced to Die”. Apenas para constar, a que fecha o play, a faixa-título, nos invoca a berrar junto o refrão: “HATE METAL, HATE METAL”!
É no bom sentido que direi isso, obviamente: se quer um exemplo de uma sonoridade maldita, violenta e densa, Scourge é a opção, com um dos melhores álbuns recentes retratando o underground nacional do início dos anos noventa.

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário