sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Entrevista - Cauterization - 2015



Esse trio de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, formado por Maysa Rodrigues (vocal/guitarra), Mauro Trojillo Jr. (bateria) e Well Moia (baixo/backing vocal), é hoje a cara do Blackened Death Metal brasileiro. A Cauterization lançou, no final de 2014, o espetacular 7’’ EP “Nasu”, superando quaisquer expectativas dos fãs do estilo. Trojillo falou um pouco sobre o trabalho e o que teremos para 2015! E são coisas boas, confiram aí!


Por que tivemos que aguardar um tempo relativamente grande entre um EP e outro? Três anos hoje em dia é um tempo considerável, não concorda? (risos)
Mauro Trojillo Jr.: Na realidade, as músicas do EP “Nasu” já estavam gravadas há mais de um ano, e devido a uma série de fatores, como desenvolvimento da capa, atraso da fábrica e até um roubo do caminhão da transportadora onde estavam os compactos, atrasaram o seu lançamento. Mas não temos nenhuma pressão em relação a nós mesmos em questão de tempo, já estamos com algumas composições novas, talvez este ano role algum lançamento, aguardem!


Já deixei minhas impressões sobre “Nasu” na resenha, mas agora, gostaria de saber de vocês: como comparam o novo trabalho com o “Males Infestus”?
Trojillo Jr.: Na minha opinião, as músicas evoluíram naturalmente, tanto em termos de composição, técnica e entrosamento, visto que algumas músicas do EP “Males Infestus” eram composições escritas por ela (Maysa) na época da sua antiga banda, Sarcoma. Creio que cada lançamento tem um sentimento, pois foi escrito em épocas distintas.  A intenção é sempre fazer um som brutal, rápido e pesado, sem se distanciar de nossas influências.


Por que a opção de lançar “Nasu” em vinil?
Trojillo Jr.: Particularmente, sou um maníaco por vinil, e o som de um vinil não se compara com o som do CD. Assim que gravamos, falei com o resto da banda sobre lançar em formato 7’’ EP, e todos concordaram. Passamos a proposta para os selos Misanthropic Recs e Lab Six Recs, que acataram, e lançamos o material com num formato luxuoso, com vinil colorido, capa ‘gatefold’ e pôster.


Qual foi a ideia por trás da introdução “Chrysalis to Panacea”, criada por André Luiz?
Trojillo Jr.: Passamos as letras para ele, e todo o conceito por trás do tema “Nasu”, e ele teve total liberdade de criar a intro. Adquiram o 7’’ EP, leiam a letra da música “Nasu” e entenderão a intro! (risos)


Como se deu a participação de Fábio Zperandio na faixa-título?
Trojillo Jr.: Fábio Zperandio é um grande amigo nosso de muito anos. Eu o conheço desde a época em que ele tocava no Cursed Celebration e Ophiplatry... sempre nos apoiou com suporte em instrumentos musicais e em nossos lançamentos, e rolou naturalmente sua participação com o solo na música “Nasu”, pois além da amizade, ele é um músico excepcional!


Aliás, as duas músicas de “Nasu” são mais longas do que as de “Males Infestus”. Será uma tendência da Cauterization criar composições cada vez maiores?
Trojillo Jr.: Sim, realmente, as duas músicas são mais longas, mas creio que a tendência é de músicas um pouco mais curtas e diretas, já temos algumas composições prontas, e estão seguindo uma linha mais direta e um pouco menores.


Seremos brindados com algum videoclipe?
Trojillo Jr.: Sim, estamos com algumas ideias em mente, e talvez neste ano de 2015 role um novo videoclipe!


A banda ainda é relativamente nova, mas com apenas dois lançamentos, vocês já ocupam lugar de destaque na elite do Blackened Death Metal nacional. De verdade, vocês esperavam todo esse reconhecimento?
Trojillo Jr.: Cara, na realidade não esperávamos nada! (risos) O CAUTERIZATION foi formado por mim e pela Maysa em 2008, com o único intuito de fazer música que gostamos! Entrei em contato com ela, conversamos e vimos que tínhamos muitas ideias em comum, e começamos a ensaiar, apenas eu e ela - Wesley Moia entrou um ano depois -, e uma coisa que sempre dizíamos, era que, se for fazer algo, faça bem feito!!! E estamos nessa já há sete anos. Ensaiamos, gravamos, lançamos, e se existem pessoas que se identificam e gostam da nossa música, ficamos sim muito honrados e  muito gratos por todo o apoio que temos!


Por outro lado, a banda não se apresenta com tanta frequência, muitas vezes por falta de condições dignas para que vocês toquem, imagino. Estou correto? Se sim, seria esse o principal desafio hoje em manter a banda na ativa?
Trojillo Jr.: Sim, não somos uma banda que toca muito ao vivo, na realidade tocamos bem pouco, duas a três apresentações por ano, isso devido a vários fatores, como trabalho, família etc. E organizadores não oferecem o mínimo de estrutura e condições para as bandas se apresentarem, e acham que estão fazendo um favor em chamá-las para tocar, e que elas têm que tocar de graça! Sim, infelizmente existem esses “pseudo-organizadores”, já tocamos em vários festivais ao lado de grandes bandas como Immolation, Gorgoroth, Incantation, Krisiun, Autopsy, Escarnium, Apokalytic raids e outros, com organizadores sérios e competentes, mas infelizmente são bem poucos...


A pergunta que vocês mais devem ouvir atualmente: e aí, quando virá o ‘debut’?
Trojillo Jr.: (risos) Sim, escutamos muito essa pergunta! E sempre respondemos: ‘NÃO SEI, ALGUM DIA SAI!’ (risos). Não temos essa pira em soltar um ‘debut’, eu mesmo prefiro ir produzindo material e lançando, ao invés de demorar dez anos pra soltar um ‘debut’, ou compor correndo dez músicas, entre as quais duas ou três prestam, e o resto é pra encher linguiça! Se tudo correr bem, este ano sai outro EP (risos)!


Parabéns mais uma vez pela qualidade. Agradeço a entrevista, Trojillo! Deixe um recado final aos leitores, por favor.

Trojillo Jr.: Chris, nós que agradecemos o fodido apoio que você nos deu desde o início do Cauterization, e obrigado a todos os nossos amigos, aliados e parceiros, que nos apóiam durante todos esses anos! YOU RULE!!!  PREPARE! THE NASU´S ERA ARRIVED!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário