sábado, 17 de janeiro de 2015

Neoplasmah - Auguring the Dusk of a New Era

Neoplasmah - Auguring the Dusk of a New Era
Helldprod Records – 2014 – Portugal


Portugal sempre apresentando uma das melhores cenas underground! É a vez da Neoplasmah, surgida em 2000 (sob o atual nome), espalhar a brutalidade e provocar nosso fascínio com seu Death Metal fantástico em “Auguring the Dusk of a New Era”, que sai dez anos após o ‘debut’, “Sidereal Passage”, quando a banda pausou suas atividades e só retornou em 2012.
A linha é aquela mais extrema, embora seja carregada de melodia nos riffs de José Marreiros e Vitor Mendes – e que riffs, pqp! Aliás, em determinados momentos, o flerte com o Black Metal, ao menos no instrumental, é forte. Até a gravação remete a isso.
O poderio vocal vem de uma dama, que atende pelo nome de Sofia Silva. Um timbre que fica entre o gutural e o rasgado, dando uma cara interessante à sonoridade do grupo. Gogó maldito de bom!
Outra coisa que chama a atenção, pelo que pesquisei, já que não tive acesso às letras, é que seus temas fogem de mortes, doenças e desgraças em geral, e falam de cosmos, do espaço sideral e sobre a mente humana, entre outros assuntos.
Vale mencionar que o baterista da banda é ninguém menos do que Rolando Barros, o multibraços responsável por britar na grandiosa Grog. Na Neoplasmah, no entanto, ele opta por um trabalho mais direto do que em seu outro conjunto, sem abrir mão da velocidade insana, que domina a maior parte do disco. Impressionante!
E claro, o técnico baixista Alexandre Ribeiro também faz parte da Grog e aqui mantém o alto nível nas quatro cordas.
Enfim, é Death Metal executado por monstros da cena lusitana, com maestria, sem perdão! Seria impossível não sair um excelente trabalho.

Nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário