quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ressonância Mórfica – Mapinguari

Ressonância Mórfica – Mapinguari
Sangre/Underground Brasil Distro/Two Beers or not Twobeers Records – 2014 – Brasil


Pra quem não sabe, a banda, surgida em Manaus/AM e radicada emGoiâs/GO, está na estrada desde 1997 fazendo um barulhento Death/Grind, para a nossa satisfação.
Em seu segundo ‘full’, o que vem à mente é: “Que marretada!”. Afinal, logo após a faixa-título, uma instrumental mansinha, vem “Teratismo” estraçalhando as orelhas. Já deixou o ouvinte atordoado!
E a porradaria segue na sequência, impiedosa, até o final do registro. As composições são diferentes entre si, o que torna o trabalho mais rico. Há certo equilíbrio entre as velozes e as lentas, sem que haja perda de ‘punch’. Isso é que ficou mais foda, aliás! Por mais que sejam variadas, o extremismo permeia todas elas.
Exemplos: grandes músicas as cadenciadas “A Praga Umbrática” e a seguinte, “Banzeiro Nocivo”, ambas bem desenvolvidas e empolgantes. Pelo lado da rapidez, mencionemos “Dergo Death Grind”, que conta com um belo trabalho de pedal duplo em determinado momento.
Há ainda um cover de “Unchallenged Hate”, que entrou no tributo brasileiro à Napalm Death. Representaram muito bem, diga-se de passagem!
Um diferencial dos caras é o conteúdo das letras. Copiando na cara dura da biografia: elas “abordam temas ‘sócio-apocalípticos’ contemporâneos adaptados a elementos poéticos e figuras do folclore brasileiro, tudo somado à peculiaridade lírica de ser repleta de termos pouco usuais da língua portuguesa”. De fato, chega a ser um desafio bem interessante tentar compreender as mensagens do disco.
A produção é um dos destaques do disco, pesadona e suja na medida milimetricamente certa.
E é isso: em cerca de 25 minutos, o estrago (obviamente no bom sentido) está feito. Agora, é só dar o “play” novamente, se a casa ainda estiver de pé.

Nota 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário