quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aborted – Global Flatline

Aborted – Global Flatline
Shinigami Records – 2012 - Bélgica

Falando na cara: este CD certamente já está entre os melhores lançamentos de Metal extremo de 2012. E graças à Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br) o álbum saiu em versão nacional! Sim, um dos grandes nomes do underground está de volta “ao normal”, esmurrando tudo o que encontra no caminho.
Quem acompanha o grupo desde o começo sabe das mudanças musicais ocorridas em sua trajetória: eram mais Death/Gore nos primórdios; depois, passaram por um som mais limpo e melódico, mas agora, com “Global Flatline”, é possível afirmar tranquilamente que este CD esteja calcado no Brutal Death com temática Splatter (letras doentes e apocalípticas), tudo sem firula nenhuma. E a opção de seguir por esse caminho certamente foi a melhor alternativa.
Agora os caras estão absurdamente violentos e inegavelmente no auge! É petardo atrás de petardo, somando treze músicas pesadíssimas e velozes, enfim, imperdíveis.
E haja tanto gogó “from hell” que faz participação especial no disco: tem-se Trevor Strnad (The Black Dahlia Murder), Keiijo Niinima ( Rotten Sound), Julien Truchan (Benighted) e Jason Netherton (Misery Index). Devastação é pouco!
Falando nos vocais, duas coisas prendem (mais) a atenção no álbum: a excelente voz de Sven “Svencho” de Caluwé, que trabalha tanto o gutural quanto o rasgado de forma impressionante, e o trabalho espetacular do baterista Ken Bedene. Seja nos mutiladores ‘blast beats’, seja nos momentos mais trabalhados, o cara simplesmente domina. E a rapidez de seus bumbos faz o queixo desabar.
Quanto às composições, podem esquecer, não dá para dizer que uma é melhor do que a outra. O conjunto da obra é dotado de muita qualidade e todas as faixas são impiedosas.
A capa é um espetáculo à parte. Horrendamente bela e detalhada, exprime perfeitamente o caos musical da Aborted. Juntamente com ela, o restante do material gráfico recebeu uma estética caprichada que remete aos antigos filmes de terror. Só tem ilustrações fantásticas!
Se o mundo acabar mesmo em 2012, não há melhor trilha sonora. Mas se não for o fim, bem, sorte dos headbangers, que poderão curtir essa sanguinolência para o resto da vida! Muita gente já viu, mas sempre vale a pena assistir novamente ao clipe de “Источник Болезни (The Origin Of Disease)” e ao aflitivo trailer de lançamento do play.

NOTA 9,3




Um comentário: