quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Warpath – Massacre (EP)

Warpath – Massacre (EP)
Fábrica Sonora – 2010 – Brasil


Thrash Metal de primeira linha na área. Oriunda de Ananindeua/Pará, a Warpath, surgida em 2000, demonstra neste EP que a experiência acumulada ao longo de sua trajetória permitiu um trabalho bastante conciso.
O material contém quatro faixas de estúdio e outras três ao vivo, gravadas na rádio Cultura FM de Belém. A primeira leva tem uma produção superior (aliás, muito boa), mas a segunda também está ótima. Aliás, nem parece ter sido gravada ao vivo.
E o Thrash visceral do conjunto é feito em cima da escola clássica do estilo. Altamente veloz, “Massacre” é uma pancada feroz e bem acabada. Como não poderia deixar de ser, apresentam uma rifferama numerosa e empolgante que, com o apoio da cozinha, resultam em composições que alternam trechos mais cadenciados com os mais rápidos (e dominantes no disquinho, como já dito).
Logicamente que os solos também estão lá e este talvez seja um dos pontos mais altos da banda. O melhor é que estão bem distribuídos no CD e portanto, em momento nenhum se tornam maçantes. Muito pelo contrário.
“Bombs with American Stamps” e sua estrutura diversificada abre bem o trabalho, que mantém o nível até o final. Portanto, dentro desse trabalho homogêneo, é difícil destacar alguma canção. Talvez a trabalhada “Legacy of War”, cujo baixo deu um show, seja outro bom exemplo de representatividade do som da Warpath.
No geral, bandas como Death (antigo) e Slayer vêm à mente ao escutar o EP. Não há, portanto, algo inovador no som do grupo. Isso não é, de jeito nenhum, um desprestígio. No entanto, deve-se ter consciência sobre aquela velha questão da faca de dois gumes: se por um lado toda banda tem uma proposta, mas não existem regras ditando que deveriam sempre criar músicas revolucionárias, por outro, é sempre preciso tomar cuidado para não ficarem no gigantesco caldeirão da mesmice.
No caso aqui, certamente que os caras passam o recado com competência e, pela qualidade demonstrada, se sobressaem facilmente. Logo, headbangers não devem perder mais tempo para adquirir “Massacre”. A banda tem tudo para continuar crescendo e se tornar uma das grandes representantes do Thrash Metal nacional.
Quem tiver curiosidade pode assistir a um clipe de “Radio Hell”, que NÃO faz parte do EP, mas que mostra um pouco do trabalho do conjunto.

NOTA 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário