sábado, 28 de abril de 2012

Necropsya – Distorted

Necropsya – Distorted
Independente – 2011 – Brasil

Antes mesmo de colocar o disco para tocar, uma coisa chama a atenção: o encarte muito bonito, com o visual bem clean, algo que se contrapõe à rebeldia da banda. Uma ótima apresentação gráfica! A ilustração do fundo da caixinha, onde o CD é acoplado, é maravilhosamente detalhada e carregada de significados fortes, se analisados de forma a relacioná-los com o cotidiano das grandes cidades.
Ao dar o “play”, vem a constatação de que o trio paranaense investe em um Thrash Metal que foge um pouco do tradicional: ao invés daquela rifferama e velocidade desenfreadas, o grupo prima por algo bastante cadenciado (salvo alguns poucos momentos – “Stress” foge à regra, bem porradona) e moderno. O peso marca presença – e tinha mesmo que ser assim. Além disso, há uma pegada Heavy forte aqui.
O nível técnico é grande e as composições são bem variadas, com arranjos bem estruturados, o que garante a solidez do trabalho.
Um detalhe interessante é a alternância de vocais – os três músicos cantam: tem o tipo mais gutural, o quase rouco/rasgado e o mais gritado. Apenas para registro, o principal é de Henrique Vivi, também baixista. Henrique Bertol (guitarra) e Celso Costa (bateria) ficam mais no backing, mas têm a mesma importância para as músicas.
A gravação também está profissional, cuidadosamente cristalina. Portanto, estaria tudo perfeito, não fosse o fato de que, ouvindo o material mais vezes, percebe-se a carência de algo mais agressivo e veloz. Aí sim, o som desse pessoal ficaria bem mais impactante!
Se por um lado isso é uma observação, por outro, eles são donos do próprio nariz e fazem o que bem entendem. Ou seja, em sua proposta inicial, não há do que reclamar. Portanto, “Distorted” deve agradar fãs de Metal não tããããããão extremo. Já aqueles que só gostam de brutalidade talvez estranhem o resultado. Na dúvida, o conselho mais óbvio: ouça e tire suas conclusões.

NOTA 7,5

2 comentários:

  1. Só uma correção, o disco se chama Distorted.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda a razão, agradeço muito sua observação, amigo(a)! Valeu pelo toque, abraços!

      Excluir