domingo, 15 de dezembro de 2013

DVD Nervochaos – 17 Years of Chaos

DVD Nervochaos – 17 Years of Chaos
Cogumelo Records – 2013 – Brasil


Quem conhece Nervochaos sabe de sua importância no underground nacional e internacional. Seu Death Metal bastante tradicional conquista muitos admiradores mundo afora à medida em que o grupo, formado atualmente por Felipe Freitas (baixo), Quinho (guitarra), Guiller Cruz (guitarra/vocal) e Edu Lane (bateria), solta um novo petardo.
Dessa vez, estamos falando de seu maior projeto até o momento, a obra “17 Years of Chaos”, composta por dois DVDs e um CD. Caminhando por partes, antes mesmo disso, vale mencionar o formato extremamente elegante com que foi lançado: com uma arte extremamente bem feita e inúmeras fotos, trata-se de um box especial, de capa dura, que se abre em quatro partes, acoplados em três delas os discos e em uma quarta, um livreto.
Os olhos já começam a lacrimejar só de ver esse material todo! Pois bem, e o livreto, que conta, além de mais fotos da banda e de cartazes, traz também uma resumida biografia/discografia do quarteto, mas, diferentemente do DVD, os textos (em português e em inglês) complementam o conteúdo audiovisual.
No DVD, é contada a história da banda em todos os seus detalhes, enquanto que no livreto, dá-se mais foco à sonoridade de cada álbum/demo colocado no mercado, além obviamente da ficha técnica.
Pois agora, falando com mais detalhes do primeiro DVD: traz a trajetória do grupo, desde sua formação até o penúltimo disco, o ao vivo “Live Rituals”. Lá, integrantes e ex-integrantes da banda, além de uma quantidade enorme de músicos consagrados daqui e de fora, e também de amigos e pessoas que trabalham/trabalharam com o grupo, dão seus depoimentos, contando todas as aventuras nesses dezessete anos de estrada, engrandecendo a importância da banda no cenário. Em meio a isso, há uma infinidade de imagens de bastidores, trechos de shows e outros atrativos entremeando a narrativa.
O documentário entretém demais, já que os personagens têm muita coisa pra contar. Não soa cansativo, pelo contrário: é bem instigante. Logicamente que não faltaram fatos bizarros e engraçados.
E vale falar da edição – isso serve para os dois DVDs -, bem bacana e dinâmica, mais um ponto alto do material.
Como extras, dois clipes e um vídeo em que Edu fala dos artistas gráficos com que a banda trabalhou durante a carreira.
O segundo DVD abrange a produção e turnê de divulgação (primeira parte) do disco mais recente dos caras, “To the Death” (2012). Sua introdução já chama bastante a atenção, com imagens gerais da banda e algumas boas e bem humoradas animações com seus membros.
Entre um depoimento e imagens em geral, temos músicas (literalmente) para os ouvidos! Foram retiradas de apresentações no Hangar 110 e Seringueira, em São Paulo. Aqui, uma observação importante: em ambos, as imagens estão muito boas, mas somente em um deles o som permanece à altura. No outro, o áudio parece ter sido captado diretamente de alguma filmadora e, portanto, sua qualidade está inferior.
O disquinho traz extras também: os clipes “Pure Hemp” e ao vivo “Cold Feeling”. Polêmica à vista com o primeiro, como o título denuncia... fica por conta do espectador.
E não nos esqueçamos do CD, que traz, além de faixas ao vivo da turnê de “To the Death” (gravação legal), as três demos lançadas – “Nervo Chaos” (1996), “Disfigured Christ” (2000) e “Necro Satanic Cult” (2004)! Finalmente, foram devidamente passadas para o formato digital, outro ganho para os fãs.
Num lado mais pessoal agora: analisando toda essa preciosidade, cheguei a ficar muito incomodado quando verifiquei que não havia nenhum show na íntegra da Nervochaos no box. Afinal, em dezessete anos, não haver uma apresentação completa no primeiro DVD comemorativo de um conjunto tão marcante no nosso underground era, no mínimo, estranho.
Contudo, eis que tudo se transforma em alegria – e dá um ganho na avaliação final -quando, ao ler todo o conteúdo do livreto, deparo-me, bem no final, quase escondido, com a seguinte mensagem: “soon coming out ‘To the Death Tour’ – Part 2 (2013)”.
Ou seja, vem mais maldade por aí, quem sabe com esse show que acabou faltando! Pois a Nervochaos soube atiçar com esse material maravilhoso que acabou de lançar.
Nem é preciso mencionar que “17 Years of Chaos” é um item de colecionador, com uma importância histórica grandiosa, né? Um dos grandes lançamentos do ano, sem a menor dúvida. Parabéns ao conjunto pela determinação e pelo investimento na qualidade e profissionalismo!

Nota 9,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário