segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cause for Effect – Professional 300 (MCD)


Cause for Effect – Professional 300 (MCD)
Independente – 2004 - Finlândia
Prepare-se para conhecer um dos mais divertidos e originais grupos de grindcore do mundo. Porque originais? “Professional 300” responde! Para começar, esse conjunto é na verdade uma dupla, e com baterista “normal”, ou seja, nada de programação.
E fiquem tranquilos, a banda não tem vocais limpos, ou elementos fora dos padrões do estilo, mas ainda sim são totalmente experimentais. Tudo bem, depois de atiçar a curiosidade, digo o que precisam saber: acontece que o MCD é composto somente por bateria, baixo e vocal. Não há guitarras!
Se você torceu o nariz ao ler isso, não sabe o que estará perdendo. Os caras são absurdamente técnicos e velocíssimos. Sim, tanto a bateria quanto o baixo são um show de habilidade. Impressionante!
O instrumento de quatro cordas não é aquele tipicamente distorcido das bandas grind tradicionais, mas sinceramente, aqui não precisaria. Ele, no conjunto da obra, já é extremo o suficiente, ainda mais aliado ao vocal guturalzão.
Aliás, é interessante a maneira como ele fica encaixado nas composições: é compassado, quase monossilábico, entrando justamente em momentos mais porradas das músicas. Mas são momentos curtíssimos, porém marcantes. E já entrando na parte técnica, vale destacar a excelente gravação do mini-álbum.
A obra apresenta 18 sons bastante curtos, totalizando pouco mais de 14 minutos de duração. A maior faixa, e melhor do MCD - “Pulsar and Pluto” - tem 1’50’’, uma porrada com taco de beisebol cheio de pregos na nuca! As restantes, em quase sua totalidade, sequer ultrapassam de 1 minuto.
Não há mais o que dizer. Grindcore irresistível e de inquestionável qualidade, uma aula de criatividade, principalmente para quem acha que o gênero é limitado e repetitivo. Recomendado não só para fãs de música brutal, mas também para quem gosta de admirar técnica em um estilo supostamente simples e limitado de se tocar.

NOTA 9,0

PS: Por sugestão do amigo @Gustavo Telatin, aqui vão 3 clipes da banda que, embora sejam de outro trabalho, exibem bastante como funciona essa maluquisse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário