domingo, 16 de novembro de 2014

Amen Corner – Chri$t Worldwide Corporation

Amen Corner – Chri$t Worldwide Corporation
Cogumelo Records/Greyhaze Records – 2014 – Brasil


Falando o óbvio: eis uma das maiores representantes do Black Metal brasileiro, que comemora (de forma atrasada, mas isso é detalhe) seus vinte anos de existência – a banda surgiu em 1992. E que celebração! O alto nível já começa pelo digipack com uma capa e arte belíssimas. E além do CD caprichado, o pacote traz também um DVD com conteúdo que é uma relíquia, como será descrito adiante.
Comecemos pelas músicas, que trazem um clima mórbido, quase fúnebre, na sonoridade que foge dos tradicionais ‘blast beats’ no Black Metal: aqui, o negócio é bem mais cadenciado – por diversas vezes, flerta com o Doom Metal - e em determinados momentos, a influência do Heavy se faz presente.
Tudo isso, aliado a um ou outro efeito no vocal de Sucoth Benoth, traz uma cara bem própria ao som dos caras, como sempre foi na carreira da Amen Corner.
Destaques para “Say Yes to Satanas”, com uma levada bem interessante e um refrão grudento (!), a ótima “Monarchy”, que varia entre a agressividade dos bumbos do baterista Ashimedai e o ritmo arrastado da metade para a frente, e “The God of Fortune”, com um vocal cavernoso.
E vale mencionar a última do registro, “Black Thorn”, originalmente gravada no álbum “Iachol Ve Tehilá” (1995).
É nesse clima denso e melancólico que segue “Chri$t Worldwide Corporation”, um discaço que merece estar entre os grandes lançamentos da música extrema deste ano.
E falamos só do CD! Agora, é hora do DVD, que traz um documentário interessantíssimo contando a história da banda. Passa pelo contexto da época, com relatos dos integrantes e ex-integrantes descrevendo passagens muito bacanas ao longo da trajetória. Que conste nos autos que essa produção é extremamente profissional, com bons usos de chroma keys e diversos inserts.
Raridade também complementa o conteúdo: há vários vídeos, desde 1993, com músicas das grandes apresentações da banda. Mesmo com a qualidade audiovisual não muito boa, acompanhar essas pérolas arrepia.
O extraordinário clipe de “Leviathan Destroyer”, do álbum anterior, que leva o mesmo título, também faz parte do disquinho. Como bem disse Sucoth Benoth no mencionado documentário: é cinematográfico!
Nos extras, uma galeria de fotos, lista de agradecimentos e ficha técnica do material.
Amen Corner é uma instituição do Black Metal tupiniquim, e esses (mais de) vinte anos de luta, devidamente registrados em “Chri$t Worldwide Corporation”, mostram a importância do grupo no underground. Parabéns, filhos de Caim!

Nota 9,0
http://www.myspace.com/amencornerhorde

http://www.amencorner.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário