domingo, 13 de novembro de 2011

Slasher – Pray for the Dead

Slasher – Pray for the Dead
Independente – 2011 – Brasil

Embora já não seja segredo, a Slasher é uma grande revelação do thrash metal nacional. A banda continua com bastante repercussão na mídia especializada por causa desse álbum aqui e logicamente que isso é justificável. Afinal, “Pray for the Dead” é um ótimo disco de música extrema.
Nas onze faixas que constituem o trabalho, verifica-se que o grupo, de certa forma, conseguiu soar diferente de tantos outros conjuntos do país, que se limitam a voltar somente à fase clássica do estilo. Que fique claro que isso de forma alguma é pejorativo, já que o thrash clássico é essencial! Mas o pessoal de Itapira/SP conseguiu dar um toque de modernidade ao seu conteúdo.
Isso pode ter a ver com a excelente produção do CD, cristalina e pesadíssima, que deu uma característica bastante contemporânea à gravação.
Além disso, a Slasher não se prendeu à velocidade do thrash o tempo todo. Não. Eles souberam compor grandes estruturas, que acarretam em inúmeras mudanças de ritmo e no fim das contas, criaram um álbum bastante consistente.
Destaque para “’Till the End”, por ser bastante trabalhada, apresentar surpreendentes trechos com vocais limpos e um blast beat de moer ossos, além do belo solo encaixado na faixa, a mais completa do disco.
O encarte também é bem produzido, com uma capa legalzinha e arte gráfica simples, porém eficaz. Isso mostra profissionalismo de uma banda que, mesmo com um play independente, quer decolar no underground. Investimento que vale a pena.
E mais duas constatações: primeiramente, a voz de Daniel Macedo é muito boa e raivosa, perfeita para o thrash metal. Bom, e o baterista Alyson Taddei é bastante técnico e dá um verdadeiro show. Apenas nas partes velozes, talvez seria mais interessante se o músico tocasse o chimbau de forma dobrada, e não somente dando suporte ao bumbo. Um detalhe praticamente imperceptível, mas puxa, para um cara que é fã de bateristas, como este que aqui resenha, esse “desabafo” precisava ser colocado para fora.
Por tamanha competência é que a Slasher vem conquistando o merecido espaço no cenário fechado que é o underground brasileiro. “Pray for the Dead” já pode ser adicionado à lista de clássicos do thrash. Alguém discorda?
Abaixo, três clipes que mostram o poder do quinteto: “Broken Faith” (live), “Time to Rise” e “Hate”.

NOTA 8,8

PS: em breve, entrevista em vídeo com a banda, que tocou no Araraquara Rock em 8/10/2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário